A Liga de clubes de futebol oficializou hoje a exclusão do Boavista das competições profissionais, estando ausente da lista de 32 sociedades desportivas, três das quais com equipas B, autorizadas a participar nas suas provas na época 2025/26.
"Após reunião da Comissão de Auditoria, constituída por dois elementos da Liga Portugal, um da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um dos Sindicato de Jogadores (SJ) e um da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF), informa-se que, por não ter apresentado qualquer documentação relativamente a três critérios financeiros, a candidatura da Boavista Futebol Clube, Futebol SAD não foi admitida", anunciou o organismo.
Os 'axadrezados' falharam os comprovativos da inexistência de dívidas a sociedades desportivas, não conseguiram provar que estão em dia com os futebolistas, treinadores e funcionários, além de não arranjarem um documento que certifique a regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social.
Em comunicado no seu site, a Liga de clubes informa que, "como consequência" dessa tripla falha do emblema portuense, vai iniciar hoje "o prazo de candidatura à participação da União Desportiva Oliveirense - Futebol, SAD", que terá de cumprir com os mesmos requisitos para poder competir na II Liga.
É precisamente no segundo escalão do futebol português que se apresentam as equipas B de três SAD, nomeadamente Benfica, FC Porto e Sporting.
O documento da Liga revela ainda que o Casa Pia vai manter-se na casa emprestada de Rio Maior, porém nos seus jogos em casa também competirá em Leiria.
De igual modo, o Estrela da Amadora continuará na Reboleira, contudo disputará igualmente alguns desafios no municipal de Rio Maior.
Novidade o facto do Santa Clara realizar algumas partidas no Estádio do Algarve, apesar de se manter em São Miguel.
O AVS também vai dividir-se entre a Vila das Aves e o estádio do Vizela, equipa com a qual disputou o 'play-off' de subida, tendo garantido a manutenção na I Liga.
Leia Também: Oficial: Sporting anuncia Alisson Santos