Renato Paiva reagiu, esta segunda-feira, ao despedimento de que foi alvo no Botafogo, uma decisão que apanhou o técnico português de surpresa.
"Não quero falar de momento, haverá o tempo adequado para isso. Só posso dizer que estou chocado. Os funcionários e os jogadores estão de boca aberta com a decisão", afirmou o treinador em declarações citadas pelo Globo Esporte.
A derrota (0-1) com o Palmeiras, para os oitavos de final do Mundial de Clubes, motivou a decisão de John Textor, proprietário do clube carioca. Durou apenas 55 dias a passagem de Renato Paiva pelo atual campeão brasileiro e vencedor da Taça Libertadores.
Renato Paiva é o sexto técnico a deixar o Botafogo em três anos e meio, desde que John Textor tornou-se dono clube. Em 23 jogos, foram 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. O Botafogo ainda tem objetivos em jogo no futebol sul-americano, tendo de disputar os oitavos de final da Taça do Brasil e da Libertadores. No Brasileirão, a equipa está no oitavo lugar, com 18 pontos, menos seis do que o Flamengo e Cruzeiro, de Leonardo Jardim, que partilham a liderança.
No Mundial de Clubes, o Botafogo chegou à fase a eliminar, após passar em segundo no chamado 'grupo da morte', que tinha dois gigantes europeus como o Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain. Após a vitória (1-0) sobre o PSG, o atual campeã europeu, John Textor deu um beijo em Renato Paiva, que fazia a análise da partida para a DAZN, canal que transmite na íntegra todas as partidas do torneio, que decorre em solo norte-americano. Dez dias separam o triunfo sobre o atual campeão da Liga dos Campeões e a demissão.
Textor não era fã do estilo de jogo de Renato Paiva
De acordo com o Globo Esporte, havia insatisfação de John Textor pela maneira com que Renato Paiva orientava a equipa, com uma postura demasiada cautelosa nos jogos fora de casa. Nos últimos meses, vários dirigentes transmitiram a visão do dirigente ao técnico português, que não fez caso aos 'recados' da direção.
Renato Paiva recupera, agora, a situação de treinador livre e volta a ser uma opção no mercado para os clubes que queiram dar 'novo sangue' aos respetivos comandos técnicos. O treinador natural de Pedrogão Pequeno conta com uma experiência assinalável no futebol sul- americano, tendo já passado por Equador, México e Brasil. De resto, o único título de Renato Paiva no futebol profissional sénior foi conquistado ao serviço do Independiente del Valle, onde foi campeão equatoriano. Em Portugal, recorde-se, Renato Paiva fez toda a carreira no Benfica, tendo orientado diversos escalões da formação até chegar à equipa B, onde orientou vários jogadores que agora são estrelas do futebol mundial. Por lá também ganhou três títulos no escalão de sub-17.
Leia Também: Oficial: Ricardo Ares deixa de ser treinador do FC Porto