Javier Hernández, 'Chicharito' para o mundo do futebol, colocou-se, este sábado, no 'olho do furacão', fruto de um inusitado vídeo publicado nas redes sociais, no qual leva a cabo uma reflexão sobre o estado da sociedade atual, com particular ênfase no papel assumido por homens e mulheres.
Na opinião, do internacional mexicano, que, atualmente, alinha ao serviço do Chivas, as "mulheres estão a fracassar", "uma vez que "estão a erradicar a masculinidade, tornando a sociedade hipersensível", pelo que deveriam, simplesmente, remeter-se a um papel secundário, entregando as rédeas das respetivas vidas aos companheiros.
"Encarnem a vossa energia feminina, cuidando, nutrindo, recebendo, multiplicando, limpando, sustendo o lugar que é o mais apreciado por nós, os homens. Não tenham medo de ser mulheres, de permitirem-se ser lideradas por um homem, que a única coisa que quer é ver-vos felizes, porque nós não conhecemos o céu sem vocês", começou por afirmar.
"Responsabilizar-vos pela vossa energia também é amar-vos. Homens, estamos a falhar na falta de compromisso, ao colocar a nossa companheira em último lugar, ao não ter palavra e ao não dar prioridade a hábitos que nos tornem admiráveis. Percebo que vos dê medo falar e expressar verdadeiramente o que sentem, porque estão a tentar erradicar a masculinidade", prosseguiu.
"Em certos casos do passado, suprimiu-se a energia feminina, mas muitos de nós estamos, aqui, com vontade de amar-vos, cuidar de vocês, respeitar-vos e sustentar-vos. Mas vocês, mulheres, têm de aprender a receber e a honrar a masculinidade. Por vezes, a verdade pode magoar, no momento, mas isso é crescer. Aceitemos a verdade e mudemos o suficiente para criar a humanidade que sempre procurámos", rematou.
Uma carreira marcada por altos e baixos
Natural de Guadalajara, no México, Javier Hernández chegou a ser tido como um dos maiores talentos do futebol americano, de tal maneira que, no verão de 2010, o Manchester United, não hesitou em pagar ao Chivas uma verba na ordem dos 7,5 milhões de euros para o 'resgatar'.
No entanto, o avançado acabou por não conseguir colocar em prática todo o potencial que lhe era reconhecido, em Old Trafford. Ao longo de quatro anos, marcou, ainda assim, 59 golos ao cabo de 157 jogos oficiais, antes de ser emprestado ao Real Madrid, em 2014/15, sem grande sucesso.
Daí em diante, seguiram-se passagens por Bayer Leverkusen, West Ham, Sevilla e Los Angeles Galaxy. A espaços foi deixando a sua marca, mas sem nunca conseguir continuidade, em parte, devido aos problemas físicos que o assolaram, motivo pelo qual, no passado ano de 2024, optou por regressar a 'casa', após terminar contrato com o conjunto norte-americano.
Desde janeiro de 2024, Chicharito foi utilizado pelo Chivas num total de 114 encontros, ao longo dos quais registou 32 golos e uma assistência. Agora, regressa aos 'holofotes' do futebol mundial... por motivos que nada têm a ver com o desporto-rei, mas sim com a visão que mantém da sociedade, que, nas últimas horas, lhe valeram uma 'enchurrada' de críticas, nas redes sociais.
Leia Também: Amorim deixa dupla do Manchester United 'em terra' na viagem à Suécia