Franco Israel pode estar em vias de abandonar o Sporting, sensivelmente, três anos depois de ter sido adquirido à Juventus, a troco de uma verba próxima de um milhão de euros, sem nunca ter conseguido afirmar-se como titular indiscutível.
De acordo com informações adiantadas, este sábado, pelo jornalista Rodri Vázquez, no programa El Diario, emitido pela estação televisiva uruguaia Canal4, o jogador de 25 anos de idade (que mantém contrato válido com os campeões nacionais em título até junho de 2027) estará a um passo de rumar ao Torino.
Os 11.º classificados da passada temporada da Serie A já terão mesmo feito chegar a Alvalade uma proposta concreta na ordem dos cinco milhões de euros tendo em vista a aquisição do guarda-redes, que está 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros.
O internacional uruguaio é o homem eleito pelo emblema granata para fazer face à iminente saída de Vanja Milinkovic-Savic, ao que tudo indica, para o Napoli, a troco de qualquer coisa como 21 milhões de euros, apesar do 'assédio' de que foi alvo por parte do Manchester United, equipa orientada pelo treinador português Ruben Amorim.
ATENCIÓN | Franco Israel con las horas contadas en Sporting Clube de Portugal.
— Rodri Vázquez (@RodriVazquez95) July 19, 2025
🇮🇹 El arquero uruguayo es el principal apuntado por Torino para suplir la baja de Milinkovic-Savic.
Oferta enviada al vigente campeón portugués por una cifra cercana a € 5.000.000.
Ya en… pic.twitter.com/bU3wO4NEWL
O final de uma história... 'agridoce'
Franco Israel, recorde-se, chegou a Alvalade no verão de 2022, com o objetivo de 'fazer sombra' ao então titular indiscutível, o espanhol Antonio Adán, depois de a 'experiência' com o português João Virgínia, emprestado pelo Everton, não ter corrido da melhor maneira.
Na primeira temporada, o internacional uruguaio foi utilizado por Ruben Amorim em apenas oito partidas oficiais, número que 'disparou', na segunda, para 23, fruto dos problemas físicos que 'atormentaram' o companheiro de equipa, que acabaria por sair, no verão, após terminar contrato.
Já em 2024/25, o atleta natural de Nueva Helvecia 'assaltou' a titularidade, visto que o homem contratado para ser 'dono e senhor' da baliza verde e branca, Vladan Kovacevic, não correspondeu às expetativas. No entanto, com a chegada de Rui Silva, em janeiro, proveniente do Real Betis, foi remetido, de uma vez por todas, para o banco de suplentes.
Apesar desta história feita de altos e baixos, Franco Israel deixará Alvalade (isto, claro está, a confirmar-se o regresso à Serie A, o principal escalão do futebol italiano) com dois títulos de campeão nacional conquistados, assim como com uma Taça de Portugal no palmarés.
A vez de Diego Callai?
Se não restam grandes dúvidas de que Rui Silva irá manter-se intocável na baliza leonina, na temporada que se avizinha, o mesmo não se pode dizer relativamente ao homem que irá servir-lhe de alternativa, se Franco Israel partir, realmente, para o Torino.
Diego Callai, ítalo-brasileiro de apenas 21 anos de idade que chegou a Alvalade no verão de 2015, proveniente do Juventude, apresenta-se, para já, como o mais forte candidato a cumprir esta função, ainda que a experiência não abunde, pelo menos, para já.
A jovem promessa não soma um único minuto de leão ao peito, em jogos oficiais, e a única experiência extra-Sporting, a nível sénior, não correu da melhor maneira. Foi na segunda metade da época 2023/24, quando foi emprestado ao Feirense, mas participou em apenas 11 partidas.
Leia Também: Pai de Gyokeres em lágrimas. Acordo Sporting-Arsenal está por um fio