Kroos farto do que se ouve no Real Madrid: "Deixem de dizer isso"

Ex-internacional alemão assume que "podia ter continuado a jogar futebol durante mais dois ou três anos", mas insiste que não foi pela sua retirada que os merengues começaram a 'perder gás'.

LONDON, ENGLAND - JUNE 1: Toni Kroos of Real Madrid celebrates the victory after the UEFA Champions League 2023/24 final match between Borussia Dortmund v Real Madrid CF at Wembley Stadium on June 1, 2024 in London, England.(Photo by Jügen Fromme - firo s

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
20/07/2025 10:08 ‧ há 5 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

La Liga

Toni Kroos concedeu uma extensa entrevista à edição deste domingo do jornal espanhol El País, na qual 'abriu os livros' a propósito da (inesperada) decisão de colocar um ponto final na carreira, no verão de 2024, aos 34 anos de idade, quando era titular indiscutível no Real Madrid e retomava a atividade na principal seleção alemã.

 

"Passei vários meses a pensar nisto, ou seja, não me levantei uma manhã da cama e disse, de repente, a mim mesmo 'Tens de retirar-te!'. Não, amadureci a ideia durante muito, muito tempo. Já no ano anterior tinha pensado em retirar-me, mas, no final, decidi renovar por mais um ano com o Real Madrid, que tinha insistido muito. Mas isso, não mudou a minha ideia, que foi sempre retirar-me assim, e, felizmente, consegui fazê-lo", começou por afirmar.

"Retirei-me a um nível muito elevado. Penso que é difícil fazer melhor do que fiz na minha última temporada, com o Real Madrid. Saí depois de conquistar o campeonato e a Liga dos Campeões", prosseguiu, sublinhando que seria impossível "aguentar até aos 40 anos de idade", visto que, sublinha, "é preciso sair antes que o corpo peça para parar".

"O melhor é sair o mais elevado possível. Sais com uma sensação magnífica, porque foste tu a tomar a decisão. Isto, antes que alguém me mandasse para o banco de suplentes, porque não já era tão bom ou porque já não era tão importante para a equipa, como fui até ao final... Preferi decidir eu mesmo. Quis evitar tudo isso. Nem o meu treinador, nem a minha família, nem o meu corpo me iriam dizer quando retirar-me", completou.

O antigo internacional alemão deixou, ainda assim, uma confissão: "É uma mudança radical, e, se só tivesse terminado dentro de dois ou três anos, teria sido igual, mas a minha ideia era terminar o mais alto possível. Se eu tinha a sensação de que podia ter continuado a jogar futebol durante mais dois ou três anos? Sim. Se pensava que tinha de fazê-lo? Não".

Com um 'olho' no Real Madrid

Ainda que esteja arredado do mundo do futebol, Toni Kroos continua a acompanhá-lo com atenção, particularmente, o Real Madrid, clube que representou, entre 2014 e 2024. E, nesta mesma entrevista, recusou justificar a 'queda' que os merengues sofreram, na passada temporada, ao facto de já não estar lá para dar o seu contributo.

"Há uma coisa clara, que é que a posição de médio é fundamental, no futebol moderno. Isso não dá margem para dúvidas. Olhem para o que se passou no Manchester City, depois de se ter lesionado um jogador como Rodri. O que acontece é que só se sente a falta de um bom médio ou de um pivê defensivo... quando não está. Quando está, é algo que se dá por garantido, é como se não se notasse, como se estivesse tudo em ordem e, então, os avançados já pudessem resolver os jogos com tranquilidade", refletiu.

"Desde que me retirei, tornei-me num seguidor do Real Madrid, o que é normal, depois de dez anos passados aqui. E eu vi, como todos os outros seguidores da equipa, que não foi uma temporada fácil. E as pessoas diziam 'Ah, é porque não está lá o Toni Kroos!'. E a única coisa que eu desejava era que as coisas funcionassem bem e que deixassem de dizer isso", rematou.

Leia Também: Nunca se viu nada assim. Os milhões que a Arábia Saudita dá a Vinícius

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filho de Paulo Futre pertence a grupo restrito com QI superior a 98%

Paulo Futre

Filho de Paulo Futre pertence a grupo restrito com QI superior a 98%

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há multas por excesso de velocidade na Via Verde?

Radares de Velocidade

Há multas por excesso de velocidade na Via Verde?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas