Se é beneficiário de apoios da Segurança Social deve saber que todos os meses o organismo divulga um calendário com as datas de pagamento previstas. No site oficial há uma secção apenas dedicada aos pagamentos e já são conhecidos os prazos de julho.
Ao conhecer o calendário fica a saber quando é que vai receber os subsídios sociais, o que pode ajudar a planear melhor o seu orçamento familiar no mês que está pela frente.
Os pagamentos arrancam na quinta-feira, dia 3 de julho, com as pensões e subsídios associadas a doença profissional, de acordo com o calendário.
Depois, a 7 de julho será pago o apoio às rendas.
Passamos para 8 de julho, altura em que serão pagas as pensões, o Complemento Solidário para Idosos, a Prestação Social para a Inclusão e, ainda, o Reembolso de Despesas de Funeral.
Segue-se 16 de julho, dia em que é pago o 1º Pagamento Desemprego/Doença/ Parentalidade/Ação Social, bem como as Prestações Familiares.
Mais para o final do mês, a 23 de julho, é pago o Rendimento Social de Inserção. O calendário fica concluído a 28 julho, altura em que a Segurança Social procede ao 2º Pagamento Desemprego/Doença/ Parentalidade/Ação Social. Neste dia é também pago o Subsídio de Apoio ao Cuidador Informal.
Todos estes pagamentos serão pagos por transferência bancária e por vale de correio, à exceção do apoio à renda, que só é pago por transferência bancária.
A que apoios e subsídios tem direito? Simule
A Segurança Social lançou um simulador que revela a que apoios sociais ou subsídios pode ter direito. "Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis", explica o Instituto da Segurança Social (ISS).
"Com um funcionamento intuitivo, o simulador permite ao cidadão conhecer, de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter direito, com base nos dados introduzidos, não sendo o resultado vinculativo", explica ainda o ISS.
O que vai precisar?
Segundo o ISS, para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta possível, irá precisar de algumas informações, as quais pode consultar aqui ao iniciar o preenchimento, que demora, em média, sete minutos.
"Este simulador abrange a maioria das prestações da Segurança Social. Os resultados apresentados dependem exclusivamente dos dados que introduzir e não são vinculativos", ressalva o organismo.
Além disso, as "prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes", sendo que "para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular".
"Se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica", é ainda referido.
Leia Também: Trabalha a recibos verdes? Atenção a esta declaração (prazo acaba hoje)