DBRS avalia hoje 'rating' de Portugal e analistas afastam mudanças

A DBRS avalia hoje a dívida soberana de Portugal e os analistas ouvidos pela Lusa consideram que o 'rating', bem como a perspetiva, se devem manter inalterados face à última revisão.

Pakistani stock exchange increases by one percent ahead of monetary policy announcement

© Lusa

Lusa
18/07/2025 06:16 ‧ há 7 horas por Lusa

Economia

rating

Foi em 17 de janeiro que a agência de notação financeira fez a última avaliação do 'rating' de Portugal, tendo elevado a classificação para A (alto), mas revendo o outlook (perspetiva) de positivo para estável.

 

O diretor de Investimentos do Banco Carregosa, Filipe Silva, indica à Lusa que "a DBRS deverá manter tanto o 'rating' como o Outlook de Portugal", sendo que "a atual conjuntura geopolítica pode trazer novos desafios ao crescimento económico, que ainda são difíceis de mensurar pelo facto de ainda estarem a ser fechados acordos relativamente às tarifas".

Filipe Silva destaca ainda que "as projeções de crescimento económico têm sido revistas em baixa, no entanto os planos de investimento em defesa e infraestruturas anunciados na Europa, podem servir de contrapeso e fomentar o crescimento", pelo que será preciso "mais tempo e avaliar se Portugal consegue manter a trajetória de descida do seu nível de endividamento".

O analista da Xtb Vítor Madeira também considera, em declarações à Lusa, que "apesar de a revisão a 18 de julho suscitar naturalmente a questão sobre uma possível alteração nesta avaliação - com base nos mais recentes indicadores macroeconómicos e de mercado - tudo aponta para a manutenção do 'rating' e do 'outlook' estável".

Tendo em conta os indicadores económicos e a visão dos mercados financeiros, "a atual avaliação da DBRS parece adequada, uma vez que Portugal continua a demonstrar capacidade estável para cumprir as suas obrigações financeiras e não apresenta elementos que justifiquem uma revisão em alta ou baixa do 'rating' neste momento", defende.

Tal como Filipe Silva, o analista da Xtb também considera que outlook se deverá manter estável, "refletindo um equilíbrio entre riscos e oportunidades".

Este ano, tanto a DBRS como a S&P melhoraram a classificação da dívida soberana nas suas revisões, que aconteceram ainda antes da crise política que levou a eleições antecipadas, enquanto a Fitch, a Moody's e a Scope mantiveram o 'rating' de Portugal inalterado.

O 'rating' é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

Leia Também: DBRS avalia dívida soberana de Portugal e deve manter 'rating'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas