Pelo menos 27 pessoas morreram, este sábado, depois de um barco turístico ter virado e afundado no Vietname. A informação foi avançada pelos meios de comunicação estatais e citada pela Sky News.
O barco Wonder Sea transportava 53 pessoas, incluindo cinco tripulantes, quando cedeu aos ventos fortes na Baía de Ha Long.
O incidente ocorreu por volta das 14h00, hora local (8h00 em Lisboa). As equipas de resgate encontraram onze sobreviventes e recuperaram 27 corpos, oito de crianças, descreveu a Agência de Notícias do Vietname, através das autoridades locais.
O Jornal do Exército Popular, que citou guardas de fronteira locais, disse que as autoridades ainda não confirmaram detalhes sobre os turistas, incluindo as suas nacionalidades. A operação de resgate continua.
A maioria dos passageiros eram turistas, incluindo cerca de 20 crianças da capital, Hanói.
O incidente ocorreu logo após a chegada da tempestade Wipha ao Mar da China Meridional, que trouxe ventos fortes, aguaceiros e trovoada para aquela área.
A tempestade é o terceiro tufão a atingir o Mar da China Meridional este ano e deve atingir a costa norte do Vietname no início da semana que vem.
As interrupções relacionadas com a tempestade também impactaram as viagens aéreas, de acordo com o Aeroporto Noi Bai. O aeroporto informou que nove voos a chegar foram desviados para outros aeroportos, enquanto três voos de partida foram temporariamente suspensos devido às condições climáticas adversas.
Os ventos trazidos pela tempestade Wipha atingiram até 101 km/h e rajadas de até 126 km/h quando passou ao sul de Taiwan no sábado.
A Baía de Ha Long fica a cerca de 200 quilómetros a nordeste de Hanói e atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos. Quem visita a Baía de Ha Long, costuma optar por fazer passeios de barco noturnos para explorar melhor a área.
Leia Também: Javalis nadam junto a banhistas na Arrábida? É falso (e não são javalis)