Um incêndio que deflagrou no sábado, na localidade de Valdecaballeros, em Badajoz, obrigou à retirada de 440 pessoas, por motivos de segurança.
Apesar de a noite ter sido complicada, as autoridades apontaram, esta manhã de domingo, que a evolução do fogo é favorável, ainda que não tenham excluído que o vento possa complicar novamente a situação, de acordo com o El Mundo.
O mesmo meio adiantou que 140 pessoas foram retiradas de um parque de campismo, enquanto outras 300 foram retiradas de Cíjara. A população foi levada para Castilblanco, segundo o 20 Minutos.
A Cruz Vermelha da Extremadura estabeleceu também um abrigo provisório em Valdecaballeros, juntando-se a outros serviços de emergência já presentes na área, incluindo o posto de comando avançado do 112.
#IFValdecaballeros #Badajoz
— ATBRIF (@AT_Brif) July 20, 2025
La brigada @BRIF_PINO RD ha trabajado durante toda esta noche en la extinción del incendio de Valdecaballeros aplicando fuego tècnico realizando un contrafuego en una zona de oportunidad anterior a la carretera nacional 502️
(1/2) pic.twitter.com/fP9gcnfmhg
El consejero de @presidenciaEXT, @Abel_Bautista, preside la reunión de Comité de Dirección del #INFOCAEX en la sede del #112Extremadura para hacer un seguimiento del dispositivo de coordinación de la #emergencia. También asiste el Consejero de @MundoRural_EXT, Ignacio Higuero. pic.twitter.com/gAbZAyhQi7
— 112 Extremadura (@JuntaEx112) July 20, 2025
Além disso, a estrada N-502 foi cortada nos quilómetros 210-212, sendo que o incêndio já provocou pelo menos uma área ardida de dois mil hectares, segundo os dados preliminares as autoridades.
Foi ativado o nível 1 do Plano de Combate aos Incêndios Florestais da Extremadura (Infocaex), devido às possíveis consequências sobre as infraestruturas, segundo informou o Ministério Regional de Gestão Florestal e Mundo Rural nas redes sociais.
Numerosos medios trabajan en el #IFValdecaballeros, que, agravado en las últimas horas por el viento, puede aproximarse a las 2.000 hectáreas afectadas, a falta de mediciones oficiales.
— Consejería de Gestión Forestal y Mundo Rural (@MundoRural_EXT) July 19, 2025
Já durante a madrugada, o ministro regional da Presidência, Interior e Diálogo Social, Abel Bautista, presidiu a uma reunião do Comité de Gestão do Infocaex a partir do posto de comando do incêndio, na qual também participou o ministro regional da Gestão Florestal e Desenvolvimento Rural, Ignacio Higuero. Os responsáveis voltaram a reunir-se este domingo de manhã, por forma a estabelecer as medidas a tomar nas próximas horas.
Leia Também: Mais de 160 operacionais e quatro meios aéreos dominam fogo em Alcanede