O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou, esta segunda-feira, a atriz Sydney Sweeney, uma "republicana registada", pela polémica campanha para a marca de roupa American Eagle, aproveitando para criticar Taylor Swift, a quem já apontou várias vezes o dedo.
"Sydney Sweeney, uma republicana registada, tem o anúncio mais 'popular' que existe. É para a American Eagle e os jeans estão 'a voar das prateleiras'. Vai em frente, Sydney", começou por escrever Trump, numa publicação na sua plataforma, a Truth Social.
Nesta senda, aproveitou para fazer uma comparação com a Jaguar, marca recentemente reformulada.
"Por outro lado, a Jaguar fez um anúncio estúpido e seriamente 'woke' que é um desastre total! O CEO acabou de se demitir em desgraça e a empresa está em turbulência absoluta. Quem quer comprar um Jaguar depois de ver esse anúncio vergonhoso?", questionou.
É então que acaba por atacar a sua opositora Taylor Swift. "Ou basta olhar para a cantora 'woke' Taylor Swift. Desde que alertei o mundo sobre quem ela era, dizendo na Truth [Social] que não a suporto (ODEIO!). Ela foi vaiada no Super Bowl e deixou de ser popular. A maré mudou seriamente — ser 'woke' é para fracassados, ser republicano é o que se quer ser", rematou o chefe de Estado norte-americano.
Recorde-se que Taylor Swift declarou o seu apoio à democrata Kamala Harris, que foi derrotada nas presidenciais norte-americanas de novembro, da quais o republicano saiu vencedor. Trump não gostou e, por diversas vezes, já criticou a cantora, dizendo que a "odeia" e que não é seu "fã".
O polémico anúncio com Sydney Sweeney
A publicação do presidente dos Estados Unidos surge depois de a atriz Sydney Sweeney, que é militante do Partido Republicano, ter sido duramente criticada por protagonizar uma campanha para a marca American Eagle, acusada de racismo e eugenia.
Na origem da polémica está o slogan 'Sydney Sweeney Has Great Jeans' ('Sydney Sweeney tem ótimos jeans', na tradução literal) . A pronúncia da palavra 'jeans' soa a 'genes', naquilo que parece um claro trocadilho, combinado com o facto de atriz ser branca, loura e de olhos azuis.
No anúncio em questão, a atriz, que faz parte do elenco de séries como 'Euphoria' (2019) e 'The White Lotus' (2021), aparece a compor um carro e a colar o próprio cartaz da campanha numa parede.
A campanha gerou críticas, que se intensificaram com um vídeo em que Sydney Sweeney diz: "Genes são passados de pais para filhos, geralmente determinando traços como cor de cabelo, personalidade e até mesmo cor de olhos. Os meus jeans/genes são azuis".
A American Eagle é uma marca norte-americana de roupa e acessórios, fundada em 1977, e esta é uma uma coleção limitada de gangas criadas em parceria com a atriz.
Leia Também: Submarinos nucleares (ainda) agitam águas entre Trump e Medvedev: Porquê?