Governo Trump pede suspensão de restrições a operações contra imigrantes

O governo norte-americano liderado por Donald Trump solicitou hoje ao Supremo Tribunal que suspenda uma ordem judicial que restringe operações contra a imigração ilegal, após acusações de que visavam sistematicamente pessoas de pele morena no sul da Califórnia.

Imigrantes, migrantes, México, Fronteira, EUA,

© Carlos Moreno/Anadolu via Getty Images

Lusa
07/08/2025 23:56 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

EUA

O pedido de emergência surgiu depois de um tribunal de recurso se ter recusado a suspender a ordem de restrição temporária que restringe os fatores que as autoridades podem utilizar para realizar abordagens e detenções na região de Los Angeles.

 

A juíza Maame E. Frimpong concluiu que existia uma "montanha de provas" de que as táticas federais de fiscalização da imigração violavam a Constituição.

A sua decisão foi tomada num processo interposto por grupos de defesa dos imigrantes que acusaram a administração do Presidente Donald Trump de visar sistematicamente pessoas de pele morena no sul da Califórnia durante a repressão governamental à imigração ilegal.

O Departamento de Justiça solicitou aos juízes que suspendessem imediatamente a ordem de Frimpong, argumentando que prejudica a aplicação da lei da imigração.

Os advogados do Departamento de Segurança Interna afirmam que os agentes de imigração visam as pessoas com base na presença ilegal nos EUA, e não na cor da pele, raça ou etnia, noticiou a agência Associated Press (AP).

Frimpong proibiu as autoridades de utilizar fatores como a raça ou etnia aparente, falar espanhol ou inglês com sotaque, presença num local como um parque de reboque ou lavagem de carros, ou a ocupação de alguém como única base para uma suspeita razoável para deter alguém.

Leia Também: Donald Trump ordena novo censo nos EUA que exclua imigrantes ilegais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas