Ministro da Agricultura defende "rendimento justo para agricultores"

O ministro da Agricultura e do Mar defendeu hoje, em Roma, que não será possível ter inovação, coesão territorial ou competitividade, sem um rendimento justo para os agricultores, pedindo solidariedade com ações concretas.

José Manuel Fernandes

© Flickr/ José Manuel Fernandes

Lusa
30/06/2025 20:07 ‧ ontem por Lusa

Economia

Agricultura

"[...] Não teremos inovação, não teremos coesão territorial, não teremos competitividade, se não tivermos um rendimento justo para os agricultores. Precisamos de garantir um rendimento justo. O agricultor não pode ser o perdedor na cadeia de valor", afirmou o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, na conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma.

 

Para o antigo eurodeputado, será possível existir alimentos para todos, com progresso e num mundo sustentável, com uma solidariedade com ações concretas.

Durante a sua intervenção, José Manuel Fernandes disse que o modelo de produção e consumo alimentar precisa de ser repensado e sublinhou que Portugal está empenhado nesse desígnio.

Conforme apontou, entre as prioridades do Governo está, para além do aumento do rendimento dos agricultores, a renovação geracional, mas também a gestão eficiente da água, recordando a estratégia nacional "Água que Une", que contém perto de 300 medidas que visam a gestão eficiente dos recursos hídricos.

O ministro da Agricultura referiu ainda que são necessários seguros, a preços acessíveis, para enfrentar os danos das alterações climáticas e para fazer frente a fenómenos climáticos extremos.

Leia Também: Governo proíbe uso de fogo e maquinaria agrícola (por risco de incêndio)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas