Polícia à civil defende mãe e filhos em comboio e é atacado com tesoura

Um polícia, que estava à civil, ajudou uma mulher e os dois filhos menores e acabou a ser ameaçado com uma tesoura de grandes dimensões por um passageiro. Face ao sucedido, viria a imobilizar o suspeito. Ninguém ficou ferido.

polícia, comboio,

© Reprodução Rede X

Notícias ao Minuto
18/07/2025 14:13 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na quinta-feira, um homem, de 26 anos, no interior da estação ferroviária de Sete Rios, freguesia de São Domingos de Benfica, por suspeita da prática do crime de ameaça com recurso a arma branca.

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revela, num comunicado divulgado esta sexta-feira, que a ocorrência teve início no interior de um comboio, durante o trajeto entre o Pragal e Sete Rios.

Durante esta viagem, o suspeito adotou "comportamentos desordeiros e abusivos para com os restantes utentes da carruagem" e "provocou verbalmente uma passageira que se encontrava acompanhada por dois filhos menores, tendo encostado insistentemente uma mochila contra o seu corpo". 

A situação viria a ser presenciada por um polícia que seguia naquele comboio, a caminho do seu local de serviço. O agente estava, contudo, "trajado à civil".

Ao ver o sucedido, o polícia "interveio de forma preventiva, chamando à atenção o suspeito" e, segundo a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, "trocando de lugar com a senhora."

Contudo, o homem "retirou da mochila uma tesoura de grandes dimensões, que empunhou de forma ameaçadora na direção do polícia". 

"Face à iminência da agressão, e observando os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, o agente fez uso passivo da sua arma de fogo, imobilizando o suspeito no solo e cessando de imediato o perigo", informa a PSP.

A ação contou, de seguida, com o apoio de outros dois polícias que também se encontravam na composição, "permitindo a efetivação da detenção em segurança e sem feridos".

O homem foi transportado para uma esquadra da PSP, "onde foi formalizada a detenção e realizadas as diligências processuais adequadas". Foi, depois, notificado para comparecer em tribunal.

 Desconhece-se, para já, a medida de coação que lhe foi aplicada.

Note-se que, nas redes sociais, circula já um vídeo desta intervenção. A PSP esclarece, face a "desinformação entretanto divulgada em algumas plataformas digitais e redes sociais", que "não ocorreu qualquer confronto entre terceiros, não foram efetuados disparos de arma de fogo, e não se registaram vítimas ou feridos durante a ocorrência". 

"A intervenção policial foi individual, controlada e estritamente ajustada à ameaça concreta", sublinha a força de segurança, que "reafirma o seu compromisso com a segurança dos cidadãos, com o cumprimento da legalidade e com a prestação de informação fidedigna". 

Na mesma nota, a PSP reitera ainda um apelo à responsabilidade na partilha de conteúdos, "sublinhando os riscos que a desinformação representa para a confiança nas instituições públicas e para a perceção de segurança da comunidade". 

[Notícia atualizada às 22h45]

Leia Também: Preventiva para suspeito de violência doméstica contra a mãe em Faro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas