Segundo os dados, consultados pela agência Lusa às 18h15 de sexta-feira, está previsto o encerramento, hoje, das urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, Vila Franca de Xira (Lisboa), Santo André (Leiria) e Infante Dom Pedro (Aveiro).
O hospital de Vila Franca de Xira regista ainda o encerramento do serviço de urgência pediátrica, situação que se repete no domingo.
Na sexta-feira, estiveram encerradas quatro urgências de ginecologia e obstetrícia: Aveiro, Santarém, Barreiro e Almada, estas últimas no distrito de Setúbal.
A urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier (Lisboa) está referenciada desde as 00h00 de hoje até à meia-noite, bem como a do Hospital de Braga e do Hospital São Bernardo (Setúbal), das 00h00 às 09h00.
Também a urgência pediátrica dos hospitais Amadora-Sintra, das 00h00 às 08h00 e das 20h00 à meia-noite, e Beatriz Ângelo (Loures), das 00h00 à meia-noite, encontra-se referenciada.
As urgências referenciadas dizem respeito a casos encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Leia Também: "Há hoje menos urgências fechadas e mais urgências abertas"