Confiança da indústria automóvel alemã melhora, mas ainda é negativa

O sentimento relativo à indústria automóvel alemã aumentou significativamente em julho. No entanto, continuava claramente negativo (em mais de 24 por cento), conforme mostram os dados divulgados esta segunda-feira pelo instituto Ifo.

Automóveis no Porto de Bremen, Alemanha.

© Focke Strangmann/Getty Images

Lusa
04/08/2025 12:12 ‧ ontem por Lusa

Auto

Alemanha

Há um melhor sentimento na indústria automóvel alemã. No entanto, no mês de julho, continuava com números claramente negativos, mostram os dados agora divulgados pelo instituto Ifo.

 

Em comunicado, o Ifo refere que em julho, o sentimento da indústria automóvel alemã "subiu consideravelmente", passando de 31,6 pontos negativos, para 23,8 pontos negativos.

"Ainda não é certo se isto é o início de uma recuperação, se apenas uma breve pausa", disse a especialista do setor Anita Wölfl, citada no comunicado do instituto.

As empresas do setor na Alemanha consideraram que a sua situação atual em julho foi consideravelmente melhor, com o indicador a subir de -35,8 pontos no mês anterior para -28,1 pontos, numa variação semelhante às expectativas para o futuro, em que subiu de 27,3 pontos em junho para -19,3 pontos em julho.

As expectativas sobre os mercados internacionais também melhoraram, passando de -13,6 pontos em junho para -5,3 pontos em julho.

Apesar destas melhorarias nos indicadores, as avaliações não tiveram, ainda, em conta o novo acordo entre União Europeia (UE) e Estados Unidos da América, que estabeleceu tarifas na ordem dos 15% nas exportações para o país das América do Norte.

Leia Também: Carros a combustão vendem menos na Europa (e em Portugal também)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas