Powered bySolverde
Disclaimer

Neves, Cancelo e ex-Benfica 'atiram' City para fora do Mundial de Clubes

Os sauditas do Al-Hilal 'escandalizaram' na segunda-feira o Mundial de clubes, nos Estados Unidos, ao afastarem o Manchester City nos oitavos de final, com um triunfo por 4-3, após prolongamento, num jogo que foi um 'hino' ao futebol.

ORLANDO, FLORIDA - JUNE 30: Marcos Leonardo #11 of Al Hilal celebrates scoring his team's fourth goal during the FIFA Club World Cup 2025 round of 16 match between Manchester City and Al-Hilal at Camping World Stadium on June 30, 2025 in Orlando, Florida.

© Getty Images

Lusa
01/07/2025 06:37 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Mundial de Clubes

Em Orlando, o 'onze' do italiano Simone Inzaghi, que em 2024/25 orientou o Inter Milão, começou, praticamente, a perder, mas virou o jogo no início da segunda parte e, depois do empate dos ingleses, ganhou vantagem em cada metade do prolongamento, a última, para vencer em definitivo um grande jogo.

 

O brasileiro e ex-benfiquista Marcos Leonardo, que há muito 'pedia' substituição, completamente 'desfeito' fisicamente, foi o 'herói' do encontro, quando 'bisou', aos 112 minutos, já depois de ter feito o 1-1, aos 46.

O seu compatriota Malcom, aos 51 minutos, e o senegalês Koulibaly, aos 94, apontaram os outros tentos do Al-Hilal, que jogou desfalcado do seu líder, Salem Al Dawsari, e do seu grande goleador, o sérvio Aleksandar Mitrovic.

Por seu lado, o português Bernardo Silva, aos nove minutos, o norueguês Erling Haaland, aos 55, e o suplente Phil Foden, aos 104, faturaram, em vão, para os ingleses, vencedores do último Mundial de clubes, para sete, em 2023.

Assim, é o Al-Hilal, finalista no anterior formato em 2022, quando perdeu por 5-3 com o Real Madrid, que vai encontrar nos 'quartos' a outra equipa surpresa do dia, o Fluminense, que superou o Inter Milão por 2-0.

Os dois treinadores escolheram cinco internacionais portugueses para os 'onzes': com Matheus Nunes (saiu aos 53 minutos), Ruben Dias e Bernardo Silva foram escolhidos pelo espanhol Pep Guardiola, enquanto italiano Simone Inzaghi elegeu João Cancelo (saiu aos 88) e Ruben Neves.

A formação inglesa entrou mais forte e Ruben Dias teve uma boa ocasião para inaugurar o marcar logo aos seis minutos, de cabeça, após centro de Doku, mas, aos nove, Bernardo Silva não falhou, após 'carambola' na área e assistência sem querer de Gündogan.

O jogo não mudou de feição até ao intervalo, com o City a perder ocasiões por Savinho (24 minutos), Gündogan (29), Gvardiol (30), Doku (38) e Bernardo Silva (44), sempre por 'culpa' de Bono, com resposta tímida de Marcos Leonardo (43).

A formação saudita pouco fez na primeira parte, mas entrou a marcar na segunda: Malcom fez grande jogada individual, solicitou Cancelo na direita e este centrou para a área, com o ressalto a ir parar à cabeça de Marcos Leonardo, que não perdoou.

O Al-Hilal só precisou de 43 segundos na segunda parte para empatar, ameaçou a reviravolta aos 48, novamente em jogada entre Malcom e Cancelo, que combinaram novamente aos 51, agora para golo, quando, após um canto para o City, o português isolou o brasileiro, para este correr mais de meio campo e bater Ederson.

Guardiola respondeu com três substituições, já prontas antes do 1-2, com as entradas de Aké, Akanji e Rodri, e o conjunto de Manchester fez o 2-2 logo a seguir, aos 55, com Haaland a aproveitar um ressalto, após canto na esquerda de Bernardo.

No mínimo seguinte, Rúben Dias carregou Malcom na área, salvando-se do penálti por fora de jogo do brasileiro, que, lesionado, teve de sair aos 64, antes de um corte arriscado de Akanji, aos 61, e outro de Rúben Dias, aos 70.

O último quarto de hora pertenceu aos ingleses, com Doku (75 minutos) e Haaland (84 e 87) a desperdiçarem boas ocasiões, tal como, do outro lado, Kanno (79), na única grande ameaça dos sauditas até ao final do tempo regulamentar.

Para o prolongamento, Guardiola trouxe Marmoush e Cherki, mas, logo aos 94 minutos, foi o Al-Hilal a colocar-se de novo na frente, por Koulibaly, de cabeça, após canto na esquerda de Rúben Neves, no quinto golo, em cinco, com 'selo' português.

Aos 100 minutos, Rodri, que tinha entrado, cedeu o lugar a Foden e este, aos 104, voltou a empatar o jogo, ao responder, na pequena área, com um desvio subtil, fora do alcance de Bono, a um grande passe por cima da defesa de Cherki.

O City parecia agora por cima, até fisicamente, mas, aos 112 minutos, Renan Lodi arrancou como uma 'gazela' pela esquerda e centrou para a cabeça de Milinkovic-Savic, com Ederson a fazer grande defesa, mas a não poder parar a recarga de Marcos Leonardo.

A formação saudita, no limite das forças, voltava para a frente do marcador, mas, ainda assim, na parte final, incluindo os três minutos de descontos e apesar da insistência dos ingleses, foi a única equipa que quase marcou, por Rúben Neves (117 minutos). O quinto não chegou, mas não foi preciso.

Nos quartos de final, o Al-Hilal vai medir forças com os brasileiros do Fluminense, num embate marcado para sexta-feira, pelas 15:00 locais (20:00 em Lisboa), em Orlando.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Fábio Vieira despediu-se do FC Porto com esta curta mensagem

Mercado de Transferências

Fábio Vieira despediu-se do FC Porto com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas