Powered bySolverde
Disclaimer

Dortmund escapa à fúria mexicana à boleia de Guirassy e garante 'quartos'

O Borussia Dortmund escapou terça-feira à pressão final do Monterrey e bateu os mexicanos, por 2-1, fechando a lista de equipas apuradas para os quartos de final do Mundial de clubes de futebol, a decorrer nos Estados Unidos.

ATLANTA, GA - JULY 01: Serhou Guirassy #9 of Borussia Dortmund celebrates his second goal during the FIFA World Cup Round of 16 match between CF Monterrey and Borussia Dortmund on Tuesday July 1, 2025 at the Mercedes-Benz Stadium in Atlanta, Georgia.  (Ph

© Getty Images

Lusa
02/07/2025 07:15 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Mundial de Clubes

O Borussia Dortmund escapou terça-feira à pressão final do Monterrey e bateu os mexicanos, por 2-1, fechando a lista de equipas apuradas para os quartos de final do Mundial de clubes de futebol, a decorrer nos Estados Unidos.

 

Em Atalanta, Serhou Guirassy, internacional pela Guiné-Conacri, bisou na primeira parte para o Dortmund, numa partida em que os germânicos até podiam ter chegado ao intervalo com uma vantagem ainda maior, mas a segunda metade acabou por ser quase toda dos mexicanos, que quase 'sufocaram' o rival até ao apito final.

O Borussia acabou por aguentar a vantagem mínima e segue agora para os 'quartos', em que vai encontrar o Real Madrid, recordista da prova, num duelo totalmente europeu.

Os espanhóis superaram também na terça-feira a Juventus, com um triunfo por 1-0.

No Mercedes-Benz Stadium, a primeira parte foi da dupla Guirassy e Adeyemi, com o guineense a marcar, aos 14 e 24 minutos, e o internacional germânico a assistir em ambos os lances.

Os dois homens mais avançados do Dortmund 'cozinharam' um 3-0, mas desta vez Guirassy acabou por falhar o alvo e deixar fugir um possível 'hat-trick'.

Ao intervalo, tudo apontava para um triunfo fácil dos alemães, mas o Monterrey reduziu logo no arranque da segunda parte, por Berterame, aos 48 minutos, e partiu em busca do empate e da continuidade da prova.

Nesta fase, 'velhos conhecidos' do futebol português entraram em cena, com Jesus Corona, ex-FC Porto, a ter as melhores oportunidades pelo Monterrey, assim como o espanhol Oliver Torres, que também passou pelos 'dragões'.

Já a atuar como ponta de lança improvisado, o veterano Sérgio Ramos ficou nos descontos muito perto de levar a decisão de eliminatória para o prolongamento, mas acabou deitado no relvado a lamentar o cabeceamento falhado.

Segue assim em frente o Borussia Dortmund, que, mesmo sem estar a fazer uma prova de grande brilhantismo, chegou ao grupo dos oito emblemas que vão disputar os 'quartos'.

Os germânicos vão defrontar o Real e reforçaram a presença europeia, juntando-se a Paris Saint-Germain, Bayern Munique e Chelsea, com Palmeiras e Fluminense a defenderem o futebol brasileiro e sul-americano e com o Al Hilal, a grande surpresa, a representar o projeto 'milionário' recente da Arábia Saudita.

No primeiro jogo do último dia dos 'oitavos', em Miami, na Florida, Gonzalo García, avançado de apenas 21 anos que passou o último ano na equipa B, marcou o único golo, aos 54 minutos, no triunfo do Real Madrid sobre a Juventus.

García, apontado na imprensa espanhola como o novo Raúl González, tem sido a grande aposta de Xabi Alonso e está a aproveitar da melhor forma a oportunidade concedida pelo novo técnico 'merengue', sendo, para já, a grande figura do emblema de Madrid na atual edição do Mundial de clubes.

O avançado, que está no clube desde 2020 e já tinha marcado frente ao Pachuca e ao Salzburgo, foi novamente decisivo na partida com a Juventus, lançando o Real para os 'quartos'.

Após centro do inglês Trent Alexander-Arnold, García apareceu entre os centrais da Juventus e cabeceou com sucesso, numa altura em que a equipa de Madrid já justificava o golo.

A Juventus, com Alberto Costa e Francisco Conceição a titulares na ala direita, até começou melhor a partida no Hard Rock Stadium, que contou com 62 mil pessoas nas bancadas, e teve uma excelente oportunidade para chegar à vantagem por Kolo Muani, num lance que vai fazer o avançado francês dormir mal esta noite.

Depressa o Real foi crescendo na partida e acabou por alcançar uma vitória justa e que podia ter sido bem mais dilatada.

A má pontaria de Vinicius Júnior, Bellingham e Valverde, e algumas boas intervenções do guarda-redes Michele Di Gregório, mesmo que por vezes algo atabalhoadas, acabaram por manter a diferença mínima no marcador.

Já Gonzalo García marcou, decidiu e segue na perseguição ao argentino Di Maria, já eliminado no Benfica, que continua a liderar isolado a lista de melhores marcadores, com quatro golos.

Os quartos de final do Mundial de clubes, pela primeira vez disputado por 32 equipas, arranca em 4 de julho com o Palmeiras-Chelsea e o Fluminense-Al Hilal.

Leia Também: Gonzalo García resolve para o Real Madrid ante a Juve, de Conceição

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Dí María

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas