O FC Porto oficializou, esta segunda-feira, a venda de Francisco Conceição à Juventus, a título definitivo, após o término do empréstimo do internacional português ao clube de Turim, na última temporada.
O acordo permite um encaixe total de 41,5 milhões de euros aos cofres dos azuis e brancos, valendo a pena relembrar que 9,5 centram-se no empréstimo estabelecido na época 2024/25, para além dos 32 milhões pagos por 100% dos direitos económicos do filho de Sérgio Conceição.
Francisco Conceição, recorde-se, abdicou do "direito a receber 20% do montante líquido" da transferência, conforme é esclarecido em comunicado pelo FC Porto, que revelou "encargos com serviços de intermediação de 10% do montante desta transação, líquido do mecanismo de solidariedade".
"Habilidade, técnica e inteligência tática. Estas são as qualidades com as quais o descrevemos no verão passado, quando chegou - como já foi dito, por empréstimo do FC Porto - e, um ano depois, temos o prazer de confirmar o que escrevemos, acrescentando que a sua dedicação e lealdade às nossas cores têm sido um trunfo significativo para a equipa", escreveu o clube de Turim, após ter garantido a assinatura de um vínculo contratual entre ambas as partes, válido até 2030.
Chico! Chico! Chico!
— FC Porto (@FCPorto) July 22, 2025
Francisco Conceição vestiu a nossa camisola em 93 jogos (11 golos), para além das equipas Sub-17, Sub-19 e FC Porto B ️
Obrigado e felicidades, Francisco Conceição #MarcaPorto pic.twitter.com/QiEWtzr1lK
Recorde-se que, após ter começado a dar nas vistas no Sporting, o extremo de 22 anos chegou ao FC Porto em 2017/18, mas só conseguiu fazer a estreia pela equipa principal na época 2020/21, às ordens do pai Sérgio Conceição, seguindo-se uma passagem pelo Ajax (2022/23).
O regresso ao FC Porto aconteceu na temporada passada, justificando até a recompra por parte da direção encabeçada na altura por Pinto da Costa, mas acabou por deixar os azuis e brancos, à semelhança do seu pai, já sob a liderança de André Villas-Boas.
"O FC Porto agradece todo o empenho demonstrado por Francisco Conceição durante o tempo em que representou o Clube e deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da carreira", rematou o emblema da cidade Invicta.
Confira o comunicado na íntegra:
"O FC Porto chegou a acordo com a Juventus Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Francisco Conceição pelo valor fixo de 32 milhões de euros.
O FC Porto informa também que Francisco Conceição abdicou, no contexto desta transferência, do direito a receber 20% do montante líquido da mesma, pelo que o FC Porto irá garantir a totalidade dos 32M e alcançar um encaixe total de 41,5M, acrescentando o montante de 9,5M a título de empréstimo do jogador na época 2024/25.
O FC Porto assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 10% do montante desta transação, líquido do mecanismo de solidariedade.
O extremo de 22 anos chegou ao FC Porto em 2017 e estreou-se pela equipa A em fevereiro de 2021. Desde então participou em 93 jogos, marcou 11 golos e fez 13 assistências, vencendo um campeonato e duas Taças de Portugal com a camisola azul e branca.
O FC Porto agradece todo o empenho demonstrado por Francisco Conceição durante o tempo em que representou o Clube e deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da carreira"
[Notícia atualizada às 17h09]
Leia Também: Francisco Conceição já está em Turim para assinar pela Juventus