A UEFA deu a conhecer, esta quarta-feira, as datas e horas dos jogos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com destaque para o duelo entre Benfica e Nice, na luta por um lugar no playoff de acesso à fase de liga da prova milionária.
O primeiro jogo acontecerá em solo francês, no próximo dia 6 de agosto, quarta-feira, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), sendo que a segunda mão disputa-se no dia 12 do referido mês, terça-feira, no mesmo horário, no Estádio da Luz.
Recorde-se que a estreia do Benfica na presente edição da Champions decorrerá sem adeptos afetos ao emblema encarnado, no Allianz Riviera, na sequência do castigo aplicado pela UEFA, por incidentes relacionados com a utilização da pirotecnia, no passado dia 11 de março, em Montjuic, onde o conjunto de Bruno Lage foi afastado nos 'oitavos' da prova (agregado de 4-1).
Sensação em França
Numa batalha europeia até ao último suspiro, o Nice alcançou um interessante quarto lugar na Ligue 1, tendo ficado a apenas um ponto do pódio (de acesso direto à Liga dos Campeões) e três pontos acima da vaga da Liga Conferência Europa. Em igualdade pontual com o Lille (60 pontos), a vaga de qualificação para a Champions sorriu mesmo ao Nice, que viu o seu adversário direto a apurar-se diretamente... para a Liga Europa.
Para recordar a última vez que o Nice jogou a Liga dos Campeões é preciso recuar até 1959/60, quando a competição até era designada por Taça dos Campeões Europeus, sendo que, depois disso, o clube fundado também em 1904 (à semelhança do Benfica) apenas esteve na luta por um lugar na fase regular da prova em 2017/18 - nessa altura, eliminou o Ajax (agregado de 3-3) na terceira pré-eliminatória e foi travado pelo Napoli (agregado de 4-0) no playoff.
Um histórico para 'alinhar chakras'
Num curto histórico de três confrontos, o Benfica bateu o Nice (2-1 após prolongamento), na luta pela medalha de bronze da Taça Latina, em 1956, seguindo-se apenas dois duelos particulares, já no presente século. No verão de 2013, a equipa na altura liderada por Jorge Jesus venceu os franceses por 2-1, até que, nove anos depois, já sob a liderança de Roger Schmidt, os encarnados registaram um triunfo por 3-0, sendo que ambos os jogos foram disputados no Estádio do Algarve.
Tendo por base o historial do Benfica frente a clubes franceses, 'espelhado' em 39 duelos, quase metade acabou em sorriso vermelho e branco (19), com o registo de 11 empates e nove derrotas. A última experiência, frente ao AS Monaco, na passada temporada, foi altamente sorridente, quer na fase de liga (2-3), quer no playoff de acesso aos 'oitavos' (agregado de 4-3).
Recorde-se que o Benfica mede forças com o Sporting já no próximo dia 31 de julho, na final da Supertaça Cândido de Oliveira, disputada no Algarve, seguindo-se uma viagem até França (5 ou 6 de agosto) e só depois a receção ao Nice (12 ou 13 de agosto), com o arranque da I Liga, pelo meio, frente ao Rio Ave, no Estádio da Luz (no fim de semana de 9 e 10 de agosto).
Leia Também: Um sorteio 'Nice'? Benfica já 'alinha chakras' para a Liga dos Campeões
Leia Também: Oficial: Benfica vai estrear-se na Champions sem adeptos nas bancadas