Sensivelmente 24 horas após o anúncio da saída definitiva de Francisco Conceição para a Juventus, o FC Porto oficializou mais uma venda milionária, esta quarta-feira, com a transferência de Otávio Ataíde para o Paris FC.
O negócio rende, para já, 17 milhões de euros fixos para os cofres do clube da cidade Invicta, num negócio que poderá alcançar a casa dos 20 milhões, fruto das variáveis máximas estipuladas na ordem dos três milhões de euros.
"Este acordo prevê também 15% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador. O FC Porto assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 10% do montante da transação", explicou ainda o FC Porto.
Para além disso, o clube azul e branco decidiu deixar uma mensagem ao defesa-central brasileiro, de 23 anos: "Confirmada a partida de Otavio rumo à Liga Francesa, o FC Porto deseja-lhe as maiores felicidades para esta nova etapa na carreira".
O fim de uma etapa Felicidades, Otavio #FCPorto pic.twitter.com/WguBUI4qGz
— FC Porto (@FCPorto) July 23, 2025
Recorde-se que Otávio chegou ao FC Porto no decorrer da época 2023/24, por cerca de 12 milhões de euros oferecidos ao Famalicão, com duas assistências em 17 jogos realizados na referida temporada, seguindo-se dois golos em 28 partidas disputadas na mais recente época.
Protagonista da polémica noitada no passado mês de abril, a gerar vários processos disciplinares, Otávio ainda foi utilizado por Martín Anselmi na reta final da última temporada, mas está agora de saída para a Ligue 1, a sua terceira aventura no futebol europeu, já depois de ter chegado ao Velho Continente oriundo da formação no Flamengo.
Confira o comunicado na íntegra:
"O FC Porto chegou a acordo com o Paris Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Otavio Ataíde pelo valor total de 20 milhões de euros, correspondendo a uma remuneração garantida de 17M acrescida de uma remuneração variável máxima de 3M.
Este acordo prevê também 15% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador. O FC Porto assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e declara que terá encargos com serviços de intermediação de 10% do montante da transação.
O defesa de 23 anos mudou-se de Famalicão para a cidade Invicta em janeiro de 2024. Desde então realizou 45 jogos com a camisola portista, marcou dois golos e fez outras tantas assistências.
Confirmada a partida de Otavio rumo à Liga Francesa, o FC Porto deseja-lhe as maiores felicidades para esta nova etapa na carreira".
[Notícia atualizada às 17h24]
Leia Também: Victor Froholdt 'forçou' transferência para o FC Porto: "Ficou claro..."