A 'novela' está prestes a acabar. Viktor Gyokeres já se encontra a caminho de Londres, na tarde desta sexta-feira, após ter recebido a devida autorização por parte do Sporting, para poder realizar os habituais exames médicos no Arsenal, já em solo inglês.
Segundo informações divulgadas pelo jornalista Fabrizio Romano, especialista em temas relacionados com o mercado de transferências, o internacional sueco está na companhia do seu agente, Hasan Cetinkaya, já no avião rumo à capital de Inglaterra, podendo ser oficializado como reforço dos gunners já nas próximas horas.
Depois de muitos avanços e recuos na negociações, com direito a várias polémicas e troca de 'farpas' pelo meio, eis que o Arsenal se prepara para investir uma verba fixa de 63,5 milhões de euros, numa transferência que poderá chegar aos 73,5 milhões, mediante as variáveis estipuladas entre os dois clubes, num máximo de 10 milhões.
EXCLUSIVE: Viktor Gyökeres and his agent Hasan Cetinkaya on their way to London now! ️🤍
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 25, 2025
Gyökeres, set for Arsenal medical as he only wanted to join them.
Here with Cetinkaya, key to waive his commission to help his client to sign for the club he wanted.
️🇬🇧 pic.twitter.com/y72okHUCkc
Milhão atrás de milhão por objetivos
Por cada 20 jogos com a camisola do Arsenal, com uma duração mínima de 45 minutos, o Sporting recebe 1,25 milhões de euros, até a um máximo de cinco milhões. Ou seja, se Gyokeres fizer 80 jogos, com a tal duração de 45 minutos, os leões terão direito a cinco milhões de euros.
Segue-se o objetivo que engloba golos e assistências e que pode ditar mais um milhão para os cofres dos leões. Por cada 20 contribuições para golos do Arsenal, o Sporting recebe 500 mil euros, num teto máximo até um milhão de euros. Ou seja, se Gyokeres estiver diretamente envolvido em 40 golos dos ingleses, o Sporting amealhará mais um milhão.
Só depois surge o rendimento desportivo do Arsenal, que pode render mais quatro milhões. Por cada qualificação para a fase regular da Liga dos Campeões, iniciada a cada temporada, o Sporting recebe um milhão de euros. Ou seja, se o Arsenal garantir a presença na fase de liga única da Champions nos próximos quatro anos - algo perfeitamente alcançável por conta dos vários lugares que Inglaterra tem direito - os leões arrecadam mais quatro milhões.
Tudo acontece precisamente duas semanas após Gyokeres ter iniciado uma espécie de greve, em incumprimento disciplinar com o Sporting, face às divergência entre o agente do nórdico e o presidente Frederico Varandas. Após duas temporadas de leão ao peito, com 97 golos em 102 partidas, o internacional sueco prepara-se para regressar ao futebol inglês.
[Notícia atualizada às 16h58]
Leia Também: Novela perto do fim. Sporting já autorizou Gyokeres a viajar para Londres
Leia Também: Eis os objetivos de Gyokeres que podem render mais 10 milhões ao Sporting