Cristiano Ronaldo reagiu, esta terça-feira, à morte de Jorge Costa, diretor do futebol profissional do FC Porto e antigo internacional português, que morreu no início da tarde de hoje, após uma paragem cardiorespiratória.
O astro português não teve a oportunidade de partilhar o relvado com Jorge Costa na seleção nacional, mas ainda o chegou a defrontar por três ocasiões.
O craque luso nunca conseguiu vencer as equipas onde Jorge Costa estava, com uma derrota ainda nos seus tempos no Sporting. Já no Manchester United, não teve melhor sorte, com uma derrota e um empate, que ditaram o afastamento dos red devils da Liga dos Campeões, com o famoso golo marcado por Costinha, em Old Trafford, em cima do minuto 90.
Mensagem de Cristiano Ronaldo para Jorge Costa© Instagram Cristiano Ronaldo
De recordar que o antigo capitão do FC Porto faleceu esta terça-feira depois de uma paragem cardiorespiratória ao início da tarde.
Fonte do Hospital de São João disse à Lusa que Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou hoje um minuto de silêncio em todos os jogos das suas competições pela memória do internacional português Jorge Costa, que morreu aos 53 anos.
"A homenagem acontecerá em todos os jogos das competições organizadas pela FPF que decorrem entre os dias 08 e 11 de agosto (entre sexta e segunda-feira)", especificou o organismo.
Minuto de silêncio nas competições nacionais
A FPF recorda que Jorge Costa, que exercia as funções de diretor para o futebol do FC Porto, vestiu a camisola da seleção nacional em 50 ocasiões, tendo feito a sua estreia a 11 de novembro de 1992 num jogo com a Bulgária, quando o treinador era Carlos Queiroz.
Na formação, Jorge Costa atuou nas várias camadas jovens entre os sub-16 e os sub-21, sagrando-se campeão do mundo de sub-20 em 1991.
A FFP recorda a "figura e capitão" do FC Porto, no qual se sagrou campeão europeu e mundial de clubes e ganhou a Taça UEFA, além de se ter sagrado campeão nacional várias vezes e conquistado várias Taças de Portugal e Supertaças Cândido de Oliveira.
O organismo recorda que Jorge Costa jogou ainda em Inglaterra, no Charlton, na Bélgica, no Standard Liège, além de passagens pelo Penafiel e Marítimo, antes de, em 2007, assumir a carreira de treinador principal, no Sporting de Braga.
Leia Também: EM DIRETO: Morte de Jorge Costa. Cerimónias fúnebres começam amanhã
Leia Também: Rui Costa reage à morte de Jorge Costa: "Partiu um grande amigo"