O Marítimo reagiu hoje com "profunda tristeza" à morte de Jorge Costa, que representou o clube da II Liga portuguesa de futebol em 1991/92, enquanto futebolista, por empréstimo do FC Porto.
"O presidente, Carlos André Gomes, em nome da direção, apresenta à família e aos amigos de Jorge Costa as mais sentidas condolências, estendendo também votos de pesar ao FC Porto, instituição com a qual Jorge Costa esteve profundamente ligado ao longo da sua carreira", pode ler-se no site oficial da formação madeirense.
O emblema insular recorda a passagem de Jorge Costa pelo Marítimo, na época 1991/92, na qual foi "titular indiscutível", apontando um golo em 32 jogos.
"Apesar da juventude, demonstrava já uma raça e um empenho notáveis, revelando o enorme potencial que mais tarde o confirmaria como um grande jogador", refere a mesma nota.
O antigo jogador do FC Porto e atual diretor para o futebol profissional morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
Segundo fonte do Hospital de São João disse à Lusa, Jorge Costa "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência" daquele centro hospitalar, para onde foi transportado, depois de se ter sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taça de Portugal e cinco Supertaças.
Jogou ainda no Penafiel, no Charlton, de Inglaterra, e no Standard Liége, da Bélgica.
Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Leia Também: FC Porto pede à Liga Portugal adiamento do jogo com Vitória SC