O encontro entre FC Porto e Vitória SC, da primeira jornada do campeonato português, já tem nova data depois do pedido de adiamento por parte dos azuis e brancos.
O duelo no Estádio do Dragão acontecerá na próxima segunda-feira, a partir das 20h45. A informação foi confirmada através de um comunicado partilhado pela Liga Portugal nas plataformas oficiais.
Esta alteração afeta ainda outras duas partidas da jornada inaugural. O encontro entre o Arouca e o AVS estava inicialmente agendado para as 18 horas de sábado e passa agora a disputar-se às 20h30 do mesmo dia. Por outro lado, o Estoril-Estrela da Amadora vai ser disputado na segunda-feira, data para a qual já estava marcado, mas foi antecipado para as 18h45.
O FC Porto avançou com o pedido de adiamento da partida inaugural do campeonato português em função da morte de Jorge Costa, que morreu esta terça-feira, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.
Tal como foi adiantado pelo Notícias ao Minuto, o diretor de futebol dos dragões ainda foi assistido no local, com recurso a um desfibrilhador, antes de ter sido transportado, de urgência, para o Hospital de São João, em Paranhos, no Porto. Segundo confirmou fonte do Hospital de São João, "entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência e verificou-se o óbito".
"Jorge Costa sofreu paragem cardiorrespiratória. Foi transportado pela VMER de Gaia em manobras de reanimação cardiopulmonar ao Hospital de São João, tendo se verificado o óbito na Sala de Emergência às 14h17. Apresentamos as condolências aos familiares, amigos e colegas de Jorge Costa", escreveu, em comunicado, a assessoria de imprensa do Hospital de São João.
Este episódio ocorreu, de resto, no dia em que o plantel principal dos dragões regressou aos trabalhos, depois de desfrutar de um dia de folga, para dar início aos trabalhos de preparação tendo em vista o duelo da jornada inaugural da I Liga, perante o Vitória SC.
As cerimónias fúnebres vão começar na quarta-feira, com homenagens no Estádio do Dragão entre as 15 horas e as 22 horas, estando a missa de corpo presente agendada para quinta-feira, na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, antes da romagem ao Cemitério de Agramonte.
Jorge Costa representou os 'dragões' em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e foi capitão durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
O ex-defesa somou 50 internacionalizações e dois golos pela seleção principal de Portugal, que representou nas fases finais do Euro2000 e do Mundial2002, já depois de ter conquistado o Mundial de sub-20 de 1991, em Lisboa.
Leia Também: EM DIRETO: Morte de Jorge Costa. Cerimónias fúnebres começam amanhã
Leia Também: Homenagens a Jorge Costa multiplicam-se junto ao Estádio do Dragão