Eddie Howe abriu o jogo, esta sexta-feira, sobre a ausência confirmada de Alexander Isak dos convocados para o encontro entre o Newcastle e o Aston Villa, que ianugura a campanha de ambas as equipas na edição desta época da Premier League.
"Já disse várias vezes que quero que o Isak treine e jogue. Já conversei com ele sobre isso. Não sei. O Isak é que vai decidir. A situação do Isak não está nas minhas mãos. Mas vou aceitar o que vier", começou por dizer Eddie Howe na conferência de imprensa de antevisão ao encontro do Newcastle com o Aston Villa.
"Não acho que tenha sido saudável para nós. Não nego que tenha sido um grande desafio. Para mim, o Isak é um dos melhores avançados do mundo, se não o melhor. A sua ausência da equipa deixa uma lacuna enorme", acrescentou.
"A moral foi certamente afetada no início da pré-temporada. Foi um período difícil para nós. Não havia nada que eu pudesse fazer para mudar isso. Quando se tem um jogador tão bom que não faz parte do grupo, é difícil para os outros jogadores compreenderem totalmente e saberem como reagir", continuou.
"Mas houve uma aceitação de que temos de tirar o melhor partido da situação. O ambiente dentro do grupo tem sido muito bom nas últimas semanas. Não posso olhar para ti nos olhos e dizer que isso nos aproximou, mas, às vezes, essas coisas podem unir-nos de uma forma que não imaginávamos ser possível", confessou Eddie Howe.
"Não acho que se possa alcançar nada com um plantel que não esteja totalmente unido e empenhado em representar o clube. Para que qualquer jogador jogue bem, tem de estar naquele estado mental em que quer jogar. A liga é tão difícil que, se não estivermos nesse estado, os jogos podem tornar-se muito difíceis, muito rapidamente", rematou o treinador do Newcastle.
Avançado segue mesmos passos que... Gyokeres
Alexander Isak recusou jogar na pré-temporada de forma a forçar a sua saída para o Liverpool neste mercado de transferências de verão, depois de já ter ficado de fora dos treinos e feito uma greve oficial com o Newcastle.
As negociações entre os dois clubes parecem estar agora num impasse e o goleador sueco já admite, inclusive, ficar parado caso o Newcastle não o deixe sair nesta janela de transferências. Segundo revela The Athletic, esta terça-feira, Isak considera que o seu ciclo no Newcastle está mais do que encerrado e não admite a possibilidade de voltar a vestir dos magpies por mais uma temporada.
O avançado sueco de 25 anos acredita que foi claro ao informar o clube inglês que queria sair neste mercado de transferências, já depois de saber que não iria receber uma oferta para renovar o contrato atual, em vigor até 2028, em virtude das limitações do fair play financeiro da UEFA que o Newcastle está a enfrentar.
Leia Também: Gyokeres já é passado. Há uma nova novela (sueca) no futebol inglês