O FC Porto está a aproveitar a reta final do mercado de transferências de verão para levar a cabo uma autêntica 'limpeza' no plantel principal, às ordens do treinador italiano Francesco Farioli, e a 'vítima' que se segue pode dar pelo nome de Deniz Gul.
De acordo com informações adiantadas, este sábado, pelo jornal turco Star, o próprio jogador de apenas 21 anos de idade já terá feito saber à direção liderada por André Villas-Boas que pretende mudar-se para o Besiktas, pelo que ambos os clubes procuram, agora, alcançar um acordo que viabilize a transação.
Em cima da mesa, pode ler-se, estará a possibilidade de o avançado seguir viagem rumo à Vodafone Arena, a título de empréstimo, ainda que, neste momento, faltem lançar as bases em torno de um eventual entendimento.
Potencial por confirmar
Deniz Gul, recorde-se, chegou ao FC Porto há, sensivelmente, um ano, proveniente do Hammarby, a troco de uma verba na ordem dos 4,5 milhões de euros, que poderia ascender aos cinco milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos de natureza desportiva.
O internacional turco chegou ao Dragão rodeado de grandes expetativas, fruto do potencial que lhe era reconhecido, mas acabou por não conseguir impor-se, de tal maneira que, na primeira temporada em Portugal, somou apenas dois golos ao cabo de 23 jogos oficiais.
Esta temporada, com a chegada de Francesco Farioli para o lugar de Martín Anselmi, o cenário não mudou de figura, de tal maneira que não registou qualquer minuto em campo, nos dois primeiros jogos da época (triunfos sobre Vitória SC, por 3-0, e Gil Vicente, por 0-2).
De Jong complica ainda mais a afirmação
Se, na passada temporada, Deniz Gul se viu remetido a um papel secundário, em grande parte, por força do 'estrondoso' rendimento de Samu Aghehowa (somou 27 golos e três assistências ao cabo de 45 partidas oficiais), na presente, a tarefa viu-se ainda mais dificultada.
Isto porque Francesco Farioli pediu à direção liderada por André Villas-Boas uma alternativa de créditos firmados ao internacional espanhol, e esta 'presenteou-o' com Luuk de Jong, que chegou ao Dragão, a 'custo zero', após o final do contrato que mantinha com o PSV.
O internacional neerlandês encontra-se, de resto, neste momento, na 'pole position' para assumir a titularidade da frente de ataque do conjunto azul e branco, devido à lesão muscular sofrida pelo companheiro de equipa, que irá mantê-lo arredado dos relvados por um período de até quatro semanas.
FC Porto 'arruma a casa'
A confirmar-se, a saída de Deniz Gul irá juntar-se às de Francisco Conceição, João Mário (ambos para a Juventus), Otávio Ataíde (para o Paris FC), Gonçalo Borges (para o Feyenoord), Fran Navarro (para o Sporting de Braga), Romário Baró (para o Radomiak Radom) Danny Namaso (para o Auxerre, por empréstimo), Samuel Portugal (para o Al-Okhdood, por empréstimo), Iván Jaime (para o Montréal, por empréstimo), Gabriel Veron (para o Juventude, por empréstimo), André Franco (para o Chicago Fire, por empréstimo) e Iván Marcano (que terminou contrato e colocou um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade).
Em sentido inverso, foram investidos quase 90 milhões de euros nas aquisições de Victor Froholdt (ao Copenhaga), Gabri Veiga (ao Al-Ahli Jeddah), Alberto Costa (à Juventus), Borja Sainz (ao Norwich City), Nehuén Pérez (à Udinese), Jan Bednarek (ao Southampton), Dominik Prpic (ao Hajduk Split), Luuk de Jong (ao PSV) e João Costa (ao Estrela da Amadora).
Leia Também: "Jorge Costa ligava equipa e direção do FC Porto. Era muito leal"