Carlos Lopes e o diagnóstico de cancro. "Se é para tirar, é para tirar"

O ex-atleta e campeão olímpico Carlos Lopes esteve à conversa com Daniel Oliveira e a entrevista vai ser transmitida na SIC, no sábado, dia 12 de julho. Num vídeo divulgado nas redes sociais, o entrevistado fala do cancro com que foi diagnosticado.

Carlos Lopes

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/07/2025 20:38 ‧ há 11 horas por Notícias ao Minuto

Fama

Carlos Lopes

Daniel Oliveira já revelou o convidado do 'Alta Definição', da SIC, este sábado, dia 12 de julho. O apresentador conversou com Carlos Lopes, que "falou pela primeira vez do problema de saúde" com que foi diagnosticado. 

 

Num vídeo que mostra um excerto da conversa entre o campeão olímpico e Daniel Oliveira, Carlos Lopes recordou: "Quando tive o cancro da boca, fui ao médico e acha que fiquei muito preocupado? Não fiquei! Se é para tirar, é para tirar e acabou. No dia em que fui fazer a operação, disse ao médico: 'Vamos lá tratar desta coisa. Quanto mais depressa, melhor'."

Nas mesma partilha, Carlos Lopes, de 78 anos, disse que, para si, "a vida é uma festa". "Nós às vezes é que complicamos", acrescentou, afirmando também que o cancro na boca não o assustou em "nada". "Já passei por tanta coisa, vou ter medo de quê?". 

Carlos Alberto de Sousa Lopes, mais conhecido como Carlos Lopes, é natural de Viseu e nasceu em fevereiro de 1947. Foi um ex-atleta e campeão olímpico, dos melhores da sua geração e uma referência no que ao atletismo diz respeito. 

Na entrevista ao 'Alta Definição', Carlos Lopes também recordou a sua carreira, confessando que "sempre sonhou ser campeão olímpico"

Carlos Lopes, recorde-se, foi quem trouxe a primeira medalhe de ouro olímpica para Portugal há 40 anos. O ex-atleta venceu a maratona dos Jogos de Los Angeles. Um prémio que chegou dias depois de ter sido atropelado. 

Corria o ano de 1984 quando Carlos Lopes foi atropelado em Lisboa pelo comandante da TAP Lobato de Faria. Na altura, o ex-atleta achou que já não iria conseguir viajar até Los Angeles. No entanto, não só recuperou e seguiu viagem, como também se tornou no primeiro português a vencer uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. 

Também já se tinha destacado com o segundo lugar na Maratona de 10.000 metros em Montreal, em 1976. 

O percurso de Carlos Lopes levou a que recebesse quatro condecorações: Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique (1977), Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1984), Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1984) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (1985).

Leia Também: Casamento com Gonçalo Uva? "Sou muito sortuda"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas