Sydney Sweeney, atriz que se tornou conhecida após integrar o elenco de séries como 'Euphoria' (2019) e 'The White Lotus' (2021), protagonizou uma campanha publicitária para a marca American Eagle, cujo slogan tem gerado muita controvérsia nas redes sociais.
A American Eagle é uma marca norte-americana de roupa e acessórios, fundada em 1977.
No anúncio em questão, a artista aparece a compor um carro e a colar o próprio cartaz da campanha numa parede.
Posteriormente, lê-se a seguinte frase: 'Sydney Sweeney Has Great Jeans' - 'Sydney Sweeney tem ótimos jeans', numa tradução livre. Ou seja, foi feito um trocadilho entre a palavra 'jeans' e 'genes'.
Tendo isto em conta foram várias as pessoas nas redes sociais que consideraram a campanha "fascista".
Os pormenores - e as críticas - à polémica campanha
A imagem de Sydney Sweeney - de pele clara, loira e olhos azuis - deu ainda mais força à teoria de que a campanha seria de caráter nazi.
Tal como realça a imprensa internacional, a expressão 'ótimos genes' na história tem sido usada para celebrar pessoas de pele branca, magras e consideradas atraentes. E mesmo para muitos que não estão a par da história da expressão, bem como do seu uso, a mensagem da campanha é claramente ofensiva.
"Deveríamos estar surpreendidos por uma marca cujo o nome é literalmente American Eagle estar a fazer uma campanha fascista como esta? Provavelmente não, mas continua a ser chocante como uma mulher branca de olhos azuis e loira está a falar sobre os seus bons genes, como a propaganda Nazi", referiu uma utilizadora do TikTok num vídeo que já se tornou viral.
As mesmas opiniões repetiram-se na rede social X. "A campanha de jeans da Sydney Sweeney para a American Eagle é uma propaganda Nazi e quem não concorda é fascista. Poderiam ter escolhido facilmente uma mulher negra linda para fazer o anúncio, em vez disso, escolheram uma mulher branca…"
A campanha, note-se, apresenta uma coleção limitada de gangas criadas em parceria com a atriz. As peças incluem motivos de borboletas que representam a luta contra a violência doméstica. Os lucros das vendas serão doados à Crisis Text Line, uma associação que oferece apoio à saúde mental 24 horas por dia/7 dias por semana.
Apesar dos comentários negativos, também não faltaram apreciações de fãs de Sydney Sweeney que consideraram as críticas exageradas dado o contexto da campanha.
"A energia da Sweeney - juntamente com a sua capacidade de não se levar muito a sério - é a marca desta campanha descontraída e ousada", referiu a marca no website, aquando o lançamento da parceria.
Até ao momento, nem a atriz, nem a marca comentaram a polémica campanha.
Leia Também: Saiba quantos quilos engordou Sydney Sweeney para papel de pugilista