O que é o enfarte agudo do miocárdio, a causa da morte de Ozzy Osbourne

A lenda do 'heavy metal' sofria ainda da doença degenerativa de Parkinson e tinha algumas complicações de saúde, nomeadamente um problema na coluna diagnosticado há vários anos. 

Ozzy Osbourne

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/08/2025 13:23 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne morreu a 22 de julho, aos 76 anos, devido a um "enfarte agudo do miocárdio" e uma "paragem cardíaca fora do hospital", revelou a imprensa britânica na terça-feira, 5 de agosto.

 

A lenda do 'heavy metal' sofria ainda da doença degenerativa de Parkinson e tinha algumas complicações de saúde, nomeadamente um problema na coluna diagnosticado há vários anos. 

A certidão de óbito de Osbourne listou paragem cardíaca fora do hospital, enfarte agudo do miocárdio e doença arterial coronária, e doença de Parkinson com disfunção autonómica como causas de morte

Mas o que é um enfarte agudo do miocárdio?

Um enfarte agudo do miocárdio é um termo médico que designa um ataque cardíaco e, no caso de Osbourne, estava relacionado com uma doença das artérias coronárias, revela o Daily Mail.

A doença arterial coronária ocorre quando os depósitos de gordura (placas) se acumulam nas artérias.

Esta substância pode estreitar as artérias - um processo chamado aterosclerose - o que reduz o fluxo sanguíneo e aumenta o risco de ataques cardíacos.

Além disso, pedaços desta placa, que é constituída predominantemente por colesterol e outras células adiposas, podem romper-se e causar obstruções, o que também pode desencadear um ataque cardíaco se afetar o movimento do sangue através do corpo.

Enfarte agudo do miocárdio?

Enfarte agudo do miocárdio? "Muitos doentes não agem de forma imediata"

A frase é de João Brum Silveira, coordenador nacional das iniciativas Stent Save a Life e Cada Segundo Conta, da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Notícias ao Minuto | 23:29 - 11/02/2025

O músico morreu em casa, vítima desta emergência médica à qual, de acordo com a British Heart Foundation, menos de uma em cada dez pessoas sobrevive.

Ozzy Osbourne foi diagnosticado com a doença de Parkinson em 2019, e a disfunção autonómica refere-se às funções corporais que são afetadas pela doença.

A British Heart Foundation afirma que, no Reino Unido, as doenças coronárias - que incluem os ataques cardíacos - são a causa de 66.000 mortes por ano, noticia o Daily Mail.

Embora a doença de Parkinson em si não mate, estudos científicos têm-na associado a um risco acrescido de doenças cardiovasculares - incluindo a doença arterial coronária.

Isto deve-se ao facto de a doença de Parkinson afetar a capacidade de andar e de se movimentar, tornando quase impossível manter um nível básico de fitness, que mantém o sistema vascular saudável e funcional.

Leia Também: Revelada causa da morte de Ozzy Osbourne, o eterno 'Príncipe das Trevas'

Numa declaração partilhada após a morte, a família de Ozzy disse que ele morreu "rodeado de amor".

Ozzy Osbourne morreu no dia 22 de julho na sua propriedade em Buckinghamshire, Inglaterra, onde foi posteriormente sepultado na semana passada.

O funeral privado contou com a presença da família e de vários artistas rock de renome. A sua viúva, Sharon, e os filhos, Aimee, Kelly e Jack, foram acompanhados por estrelas como Marilyn Manson e o guitarrista principal de Ozzy, Zakk Wylde, durante as cerimónias fúnebres na propriedade da família.

Leia Também: Adeus, Ozzy Osbourne. As emocionantes imagens do funeral do músico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas