Pós-menopausa. Estudo revela hábito que pode fortalecer saúde do coração

A conclusão é de um estudo publicado no Circulation. Sugere que mulheres na pós-menopausa devem evitar ficar sentadas durante vários períodos de tempo e apostar uma postura em pé. Em causa estão problemas cardíacos que afetam a saúde do coração.

menopausa, mulher

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
06/08/2025 08:05 ‧ ontem por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Estudo

Segundo um estudo publicado no Circulation, mulheres na pós-menopausa devem evitar ficar sentadas durante muito tempo. Este hábito pode acabar por ser perigoso para o coração e trazer vários problemas no futuro. Assim, é sugerido que adotem uma postura em pé com frequência.

 

O estudo foi realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Concluíram que mulheres com excesso de peso e obesidade apresentaram melhorias cardíacas quando aumentavam os exercícios que realizavam e com mais períodos que passavam em pé. 

Assim, é sugerido que as mulheres façam pausas curtas com frequência depois de algum tempo em pé. Devem também aumentar a intensidade dos exercícios para melhorar a sua saúde cardiovascular.

"As descobertas sugerem que, embora ficar menos tempo sentado tenha sido útil, deixar uma postura sentada com breves pausas para ficar em pé, mesmo que não fique menos tempo sentado, pode contribuir para uma pressão arterial saudável e melhorar a saúde", revela Sheri Hartman, uma das responsáveis pelo estudo.

Leia Também: Menopausa: 80% das mulheres pode estar a prejudicar a sua saúde cardíaca

O estudo avaliou vários tipos de abordagens e os respectivos impactos na pressão arterial e nos níveis de açúcar no sangue de mulheres na pós-menopausa. Dizem que nesta situação, as mulheres têm muita tendência para também ficar sentadas, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares ou diabetes.

"O que mais me entusiasma neste estudo é que as mulheres definiram suas próprias metas e fizeram uma diferença real nos seus hábitos de sentar. Com um pouco de orientação, podemos ensinar-nos a ficar menos tempo sentados, e isso faz uma diferença tangível na saúde a curto e longo prazo", revelou Andrea Z. LaCroix, outra das autoras do estudo.

Ao todo, foram 388 as mulheres que participaram no estudo. Já estavam na menopausa há pelo menos três meses. Foram divididas em dois grupos. A um deles foi pedido que se levantassem com mais frequência e reduzir o tempo que passavam sentadas.

No outro caso,  foi pedido que fizessem o seu estilo de vida habitual. “Os resultados experimentais mostraram que aumentar o número de vezes que se levantava da posição sentada para uma média de 25 vezes por dia reduziu a pressão arterial diastólica em 2,24 mmHg.”

Os autores apontam que mesmo não sendo uma alteração drásticas, pode acabar por trazer melhorias às mulheres mesmo sem a prática de exercício físico. A redução da pressão arterial é uma das vantagens que esta simples mudança de hábito pode trazer à sua saúde.

"Levantar-se duas vezes por hora durante o dia é algo que qualquer um pode fazer. Mais pesquisas direcionadas aos homens também são necessárias. Muitas mensagens de saúde pública incentivam-nos a ficar menos tempo sentados, mas não nos dizem as melhores maneiras de o fazer", revelam os autores da investigação.

Manga na pós-menopausa? Conheça os benefícios

Investigadores da Universidade da Califórnia, observaram uma ligação entre as mangas e os "marcadores-chave para a saúde cardíaca", incluindo pressão arterial e níveis normais de colesterol. As suas descobertas, resultantes de uma investigação que envolveu 24 mulheres com sobrepeso/obesidade, na pós-menopausa, com idades entre os 50 e os 70 anos, foram publicadas recentemente no Journal of the American Nutrition Association.

Esta fruta tropical é rica em vitaminas A e C, fibras e antioxidantes que aumentam os níveis de imunidade, a saúde da pele e do cabelo, e a digestão.

Leia Também: Sinais que podem indicar que está a chegar à perimenopausa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas