Pode ser uma aventura usar o WC de um avião. Por vezes, a escolha de um determinado momento pode fazer com que tenha de esperar numa fila em pé. Assim, é importante escolher a melhor altura para evitar este tipo de problema. Uma comissária de bordo tem uma dica bem simples.
Sarah B. é comissária de bordo e partilhou a sua experiência com a revista Travel + Leisure. Revelou que existem dois momentos a ter em conta na hora de ir à casa de banho de um avião.
São duas janelas a ter em conta: logo após o serviço da primeira refeição e retirada dos tabuleiros e pouco antes do anúncio do início da aterragem. Revela que são os momentos mais indicados para fazer a ida à casa de banho.
"No momento em que anunciam que vai aterrar em breve, todos correm para as casas de banho. Muitas pessoas também vão logo depois de comer e podem ficar presas atrás dos carrinhos no momento de retirar as refeições, o que dificulta o regresso aos lugares", começa por dizer.
Leia Também: Charme medieval na Alemanha: Quatro destinos a não perder
Diz que, por norma, a segunda refeição ou passagem dos comissários com comida acontece entre 60 a 90 minutos antes da aterragem. Assim, se esperar até esse momento, pode ficar preso numa fila.
Desta forma, recomenda ir logo após a primeira refeição, quando a maioria das pessoas ainda está a digerir o que comeu, a preparar-se para ver um filme, a ficar cansado e a adormecer.
Quando a cabine está escura e com pouco movimento, isto nos voos de longa duração quando muitas pessoas aproveitam para dormir, é também uma boa altura para ir à casa de banho, onde irá encontrar menos pessoas na fila.
Beber antes de embarcar é uma boa ideia?
A revista falou ainda com algumas pessoas que costumam viajar com frequência para perceber que estratégias usam na altura de ir à casa de banho durante um voo. Rani Cheema faz voos de longa distância com frequência e uma das técnicas que usa é ir à casa de banho várias vezes antes de embarcar.
Já antes do voo, nunca bebe muitos líquidos. Já no interior, pode beber, mas não irá precisar de ir logo à casa de banho ao primeiro sinal de retirada de cintos, como acontece com muitas pessoas.
Diz também que o momento ideal para a ida à casa de banho é quando todas as pessoas estão a dormir. "Se encontrar um WC bem visível à sua frente, não vai a esse. Provavelmente, vou até o fundo, por que as pessoas provavelmente estão a olhar para a casa de banho da frente e conseguem ver a placa”, explicou.
É por isto que os seus ouvidos 'estalam' quando anda de avião
Segundo especialistas, estalos nos ouvidos ocorrem devido a mudanças de pressão na cabine. Isso pode causar uma sensação de ouvido cheio ou dor, chamada barotrauma auricular ou barotite média", pode ler-se no Daily Record.
"Isto ocorre quando a pressão do ar no ouvido médio é diferente da pressão do ar externo". Ao mesmo meio de comunicação, o piloto William Hosie explicou melhor: "A pressão da cabine muda conforme sobe ou desce no avião.
"Ao sair do solo, o passageiro passa de respirar o ar ao nível do mar para voar a 35000 metros de altura. Quando o avião está a 35000 metros, o passageiro respira o ar na cabine como se estivesse a 6000. O ar é menos denso e a pressão atmosférica é menor, e é por isso que algumas pessoas têm de dor de dentes e, claro, de ouvido", esclareceu ainda.
Leia Também: Verão: 10 praias que tem de visitar no norte de Espanha