É comum as toalhas, por vezes até não muito velhas, ficarem com mau aspeto, como por exemplo uma mancha mais escura no centro, e mau cheiro.
Se a sua primeira iniciativa é comprar um conjunto novo, saiba que ainda pode tentar recuperá-las antes.
O site da apresentadora norte-americana Martha Stewart falou com especialistas em limpeza e roupa de cama para descobrir como limpar e reavivar toalhas que estão com aspeto de velhas, antes de comprar novas.
"Com o tempo, as toalhas tendem a perder a suavidade e o frescor, muitas vezes ficando ásperas e com cheiro a mofo", explica a presidente e co-CEO da AspenClean, Alicia Sokolowski, citada pela referida publicação.
Como limpar e revitalizar toalhas velhas
Toalhas com cheiro a mofo e textura desgastada ou áspera são desagradáveis, mas a boa notícia é que, com os cuidados certos, muitas podem ser revitalizadas. Siga estes passos simples para limpar e revitalizar as suas toalhas de banho velhas.
Materiais necessários:
- Vinagre branco;
- Bicarbonato de sódio;
- Água quente;
- Estendal;
- Água oxigenada.
Instruções:
- Elimine os resíduos: Coloque as toalhas na máquina de lavar. Adicione uma chávena de vinagre branco diretamente no tambor e lave na temperatura mais alta disponível, sem detergente ou amaciador.
- Amacie: Deixe as toalhas na máquina de lavar e adicione meia chávena de bicarbonato de sódio ou uma colher de sopa de água oxigenada ao tambor (novamente, sem detergente). Execute um segundo ciclo de lavagem com água quente.
- Seque completamente: Sacuda as toalhas para quebrar as fibras e seque em temperatura baixa a média. Como alternativa (e de preferência), seque ao sol para desinfetar e refrescar naturalmente.
- Crie uma rotina: Siga o protocolo acima a cada 4-6 semanas para limpar profundamente todas as toalhas que perceba que estão a ficar velhas e precisam de ser renovadas.
Dicas para manter as suas toalhas frescas e com aparência de novas
- Sacuda sempre as toalhas antes de colocá-las na máquina de secar;
- Evite sobrecarregar a máquina de secar para melhorar a circulação de ar;
- Evite amaciadores - eles revestem as fibras das toalhas e reduzem a absorção;
- Use menos detergente do que pensa;
- Adicionar bolas de lã à máquina de secar pode ajudar a separar as toalhas durante a secagem, criando um melhor fluxo de ar e reduzindo a estática. Também pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais às bolas de lã, como lavanda, limão ou ylang ylang, para obter um aroma natural e agradável.
Mas quando é que é mesmo preciso substituir as suas toalhas?
As toalhas geralmente não sofrem o tipo de desgaste comum das roupas de cama e peças de vestuário. Portanto, não é fácil perceber, mas deve-se descartar uma toalha se notar qualquer um dos seguintes sinais:
- O tecido está desgastado, rasgado ou fino, especialmente no meio;
- A toalha tem um cheiro a mofo, independentemente da frequência com que a lava;
- A toalha tem manchas permanentes, buracos ou bordas desgastadas;
- A toalha já não é absorvente ou fica oleosa após a lavagem.
Leia Também: Siga estas dicas para tratar as peças de linho para que fiquem sem vincos