Férias. Dificuldade em fazer o 'número dois'? Especialista dá conselhos

Pode ser algo comum quando muda os hábitos de consumo nestes dias, ainda assim, existem formas de conseguir resolver o problema. Saiba o que um gastroenterologista recomenda para evitar que tenha dificuldade em fazer o 'número dois'.

problemas, barriga, mulher

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
18/08/2025 14:18 ‧ há 6 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Prisão de ventre

Numa altura de férias, é normal que muitas pessoas tenham dificuldade em fazer o 'número dois'. As mudanças na alimentação e as novas rotinas fazem com que que possa ter problemas nas idas habituais à casa de banho. Ainda assim, existem alguns truques que podem fazer a diferença.

 

Joseph Salhab é gastroenterologista e ao 'website' Only My Health revelou o que pode fazer para evitar a prisão de ventre numa altura em que está de férias e só quer descansar e ter o mínimo de problemas. 

Leia Também: Médica recomenda beber estes 3 chás se estiver com problemas de estômago

Sejam umas férias por perto ou até no estrangeiro, saiba o que pode fazer para evitar este tipo de problema. "Ao viajar, a rotina do seu corpo é interrompida. Consome alimentos estranhos, bebe menos água ou fica sentado por muito tempo. Tudo isso atrasa o processo de digestão. Também é mais difícil relaxar devido ao stress em casas de banho estranhas", começa por dizer o especialista.

As frutas que combatem a prisão de ventre

Uma das formas resolver a questão e fazer com que digestão e os movimentos intestinais sejam feitos da melhor forma é consumir frutas. Revela um conjunto de três frutas que são perfeitas e podem juntar mais fibras à sua alimentação.

O kiwi é uma delas. "São frutas pequenas e também ricas em fibra, e contêm uma enzima específica conhecida como actinidina, que acelera o processo de digestão e amolece as fezes", revela.

Também as maçãs são indicadas para tratar este problema. "Uma maçã média com casca é rica em fibras, principalmente pectina. A pectina facilita a entrada de água no intestino, amolece as fezes e facilita o processo. As maçãs são conhecidas por aumentar as bactérias intestinais saudáveis."

A pitaya é mais uma das frutas em que deve apostar durante as suas férias. "As frutas tropicais contêm fibras e água para ajudar a dar volume às fezes e evitar a prisão de ventre. Também é doce, sendo assim outra opção deliciosa para lidar com o problema."

Além do consumo de frutas, revela que existem mais truques que podem ajudar a melhor o trânsito intestinal durante as suas férias. É o caso das sementes de chia e até do consumo de outros estimulantes naturais, como é o caso do chá ou café. "São bons para fazer o intestino funcionar."

Revela ainda que deve optar por frutas com casca, que é onde se concentra mais a fibra. Por outro lado, a ingestão de água é também uma forma de conseguir ter as fezes mais moles.

Será que deve ir ao médico se nada disto funcionar?

"Quando a prisão de ventre durar mais de dois dias, ou quando o sofrimento for grave, ou ocorrer sangramento e vómito, procure assistência médica. A maioria dos viajantes consegue resolver o problema de uma forma natural. No entanto, é necessária avaliação médica em caso de sintomas sejam prolongados ou graves. Assim, coma de forma inteligente, beba bastante e, depois, viaje de forma inteligente para que o corpo possa retribuir da melhor forma", continua o especialista.

Leia Também: Estes sete alimentos causam inchaço. Aprenda a comê-los

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas