Encontrada medicação para a depressão em casa de atirador de Nova Iorque

As autoridades norte-americanas encontraram medicamentos para a depressão e epilepsia em casa de Shane Tamura, o atirador que, na passada segunda-feira, matou quatro pessoas num edifício em Manhattan, em Nova Iorque. Durante as buscas, foi também encontrada uma nota onde o jovem dizia ser "uma grande deceção" para os pais.

Nova Iorque, Tiroteio

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/07/2025 22:03 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

As autoridades norte-americanas encontraram medicamentos para a epilepsia e depressão em casa do atirador, que matou quatro pessoas num ataque levado a cabo num edifício em Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na passada segunda-feira.

 

Conta o New York Post que a descoberta foi feita quando os detetives efetuaram buscas na casa de Shane Tamura, em Las Vegas. Foi também encontrada uma nota onde o jovem, de 27 anos, terá escrito que se sentia como uma "grande deceção" para os seus pais.

Recorde-se que as autoridades encontraram um bilhete de suicídio no bolso de trás das calças de Tamura, onde alegava sofrer de ETC, uma doença cerebral ligada a traumatismos cranianos e frequentemente associada a jogadores de futebol americano, devido aos golpes repetidos na cabeça.

“O futebol de Terry Long deu-me ETC e fez-me beber um galão de anticongelante. […] Não se pode ir contra a Liga Profissional de Futebol Americano (NFL), eles esmagam-nos”, lia-se na nota de três páginas.

O jovem, que tinha um histórico de problemas psiquiátricos, foi jogador de futebol americano quando era mais novo. No bilhete, Tamura referia-se ao caso do atleta Terry Long, antigo jogador dos Pittsburgh Steelers diagnosticado com ETC, que colocou termo à vida depois de beber anticongelante, em 2005.

“Estudem o meu cérebro, por favor. Lamento. Digam ao Rick que lamento tudo”, apelou ainda.

"Estudem o meu cérebro". Atirador de Nova Iorque alegou ter ETC (em nota)

O jovem que matou quatro outras pessoas, incluindo um polícia, num arranha-céus no centro de Nova Iorque, na segunda-feira, foi encontrado com um bilhete de suicídio, no qual dizia ter encefalopatia traumática crónica (ETC).

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:10 - 29/07/2025

De notar que, na segunda-feira, cinco pessoas morreram - incluindo o atirador. Os meios de comunicação norte-americanos avançaram que as vítimas mortais eram um polícia e três civis. O incidente deu-se no interior do número 345 da Park Avenue, onde estão situadas empresas como a Blackstone e a KPMG e ainda a sede da NFL, a liga de futebol norte-americana.

Os serviços de emergência foram chamados por volta das 18h00 (22h00 de segunda-feira em Lisboa).

O suspeito começou por se envolver numa troca de tiros com a polícia no lobby do arranha-céus, tendo depois subido ao 33.º andar. Antes de entrar no prédio, terá sido captado pelas imagens de videovigilância, com óculos de sol na cara e uma arma numa das mãos.

Segundo a chefe da polícia de Nova Iorque, Jessica Tisch, as câmaras de vigilância filmaram o homem a sair de um carro preto, armado com uma espingarda de assalto M-4. Ainda de acordo com a responsável, o agressor, com histórico de problemas psiquiátricos, tinha visivelmente decidido atacar o 345 da Park Avenue.

Ao local do incidente acorreu um forte dispositivo, com centenas de membros das autoridades da cidade norte-americana. 

Cinco mortos (incluindo atirador) em tiroteio em edifício de Nova Iorque

Cinco mortos (incluindo atirador) em tiroteio em edifício de Nova Iorque

Atirador, que terá agido sozinho, foi identificado como Shane Devon Tamura, com 27 anos, de Las Vegas. Vítimas serão um polícia e três civis.

Catarina Correia Rocha com Lusa | 02:59 - 29/07/2025

Leia Também: Não é a primeira vez que atleta com ETC mata. Recorde o caso de 2021

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas