As taxas sobre produtos suíços importados pelos Estados Unidos devem começar a ser aplicada a partir da próxima quinta-feira, dia 7 de agosto.
As autoridades federais da Suíça encararam com preocupação as posições de Washington sobre as tarifas, apesar de "progressos" alcançados nas discussões bilaterais.
Berna disse ainda que a Suíça tem mantido uma posição construtiva no quadro das negociações.
Um porta-voz do Ministério das Finanças do governo federal suíço disse hoje que os Estados Unidos querem aplicar "unilateralmente" taxas alfandegárias adicionais "de um valor considerável" (39%) sobre as importações da Suíça.
Presidente suíça diz que negociações fracassaram
A presidente suíça anunciou na quinta-feira que teve uma conversa final com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, a poucas horas do fim da "trégua" tarifária de 90 dias, sem alcançar um acordo para reduzir ou eliminar tarifas.
Para ele, o défice comercial continua a ser uma questão fundamental. Nenhum acordo pôde ser alcançado com base na declaração de intenções assinada (anteriormente) entre a Suíça e os EUA", afirmou Karin Keller Sutter, Presidente e ministra das Finanças, na sua conta oficial no X.
Leia Também: Trump adia entrada em vigor de novas tarifas para a próxima 5.ª-feira