Encontradas 177 bombas debaixo de um parque infantil em Inglaterra

Foi chamada uma equipa de remoção de explosivos, que confirmou que as bombas estavam no local desde a Segunda Guerra Mundial.

parque infantil

© Pixabay

Carolina Pereira Soares
15/08/2025 16:58 ‧ ontem por Carolina Pereira Soares

Mundo

Reino Unido

Foram descobertas 177 bombas por baixo de um parque infantil em Northumberland, no norte da Inglaterra, escondidas por baixo da terra há, pelo menos, 80 anos, desde a Segunda Guerra Mundial.

 

Os engenhos explosivos foram descobertos em janeiro deste ano por Steven Parkinson, um funcionário da empresa que estava a instalar o novo equipamento no parque, como parte da renovação da zona.

Durante a escavação, contou à BBC, que algo lhe chamou à atenção - algo "meio suspeito".

"Foi um choque porque parecia definitivamente uma bomba, mas não sabíamos se estava ativa ou não", relembrou, com um pequeno riso.

A empresa que fazia obras no parque contatou as autoridades locais que ficaram, de igual forma, em choque e definiram, de imediato, um perímetro de segurança.

De seguida, foi chamada uma equipa de remoção de explosivos, que confirmou que se tratava, efetivamente, de uma bomba, e que lá estaria desde a Segunda Guerra Mundial.

O engenho, que não estava ativo, foi removido e as operações retomaram - autoridades e trabalhadores convencidos de que aquela bomba era um caso isolado.

Pouco depois da retoma dos trabalhos, outro dispositivo emergiu e as autoridades locais consideraram que era preciso tomar medidas mais drásticas. A empresa Brimstone, uma das poucas no Reino Unido que se especializa na remoção de engenhos de guerra, foi chamada para resolver a situação.

Fundada em 2016, a empresa já removeu mais de 200 mil dispositivos por todo o país e, portanto, o diretor adjunto da organização, Adam Tanner, diz que já aprendeu "a não ficar surpreendido com nada".

Os trabalhos da Brimstone começaram com "escavações delicadas à mão" à volta do local da primeira bomba. Em apenas dois dias, já tinham sido encontradas mais noventa. E ao fim de três semanas o número total de bombas encontradas foi 177 (incluindo a primeira).

Para o vereador local, Mark Mather, a conclusão do assunto foi "um grande alívio".

"Este era o parque infantil a que eu vinha, eu era uma das crianças que corria por cima destas bombas, a pouco mais de 20 centímetros dos meus pés", contou. "E, por isso, esta situação tem sido uma montanha russa de emoções para mim."

As bombas no parque estavam todas desativadas, mas tinham carga.

Bombas foram colocadas deliberadamente

"Notámos que estavam colocadas uniformemente em filas", comentou Tanner. "Por isso, foi claramente algo feito cuidadosamente e de forma deliberada".

A origem certa das bombas, para além de serem da altura da Segunda Guerra Mundial, não é conhecida. Uma teoria diz que os engenhos podem ter sido enterrados pela Home Guard, uma organização militar britânica de voluntários que tinha o objetivo de defender o país contra uma possível invasão alemã.

Já Alan Sture, da Sociedade de História Local de Glendale, considera que as bombas podem ter sido colocadas por soldados normais.

"Esta era uma área de treino importante para o exército e bem defendida", argumenta.

O parque deve abrir em breve, mas ainda não tem data marcada.

Leia Também: Treze crianças feridas após montanha-russa descarrilar no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas