Xi sublinhou que, nestas oito décadas, a Indonésia alcançou um "desenvolvimento notável" e desempenha "um papel cada vez mais importante" na cena regional e internacional.
Em 2025, recordou o dirigente chinês, os dois países celebram 75 anos de laços diplomáticos, tendo as relações alcançado "grandes progressos", enquanto a amizade tradicional "foi reforçada ao longo do tempo".
Os dois líderes tiveram duas reuniões no ano passado, nas quais chegaram a consensos sobre a construção de uma "comunidade China-Indonésia com um futuro partilhado e influência regional e global", elevando as relações bilaterais a "um novo nível", notou ainda o Presidente chinês.
O governante afirmou estar disposto a trabalhar com o homólogo indonésio para "novas conquistas" que apoiem a modernização dos dois países e contribuam para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento regional e mundial.
O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, enviou uma mensagem de felicitações ao homólogo indonésio, Sugiono, salientando a "forte dinâmica" dos laços bilaterais.
A China e a Indonésia celebram este aniversário depois de terem assinado vários memorandos de entendimento em 2024 em áreas como turismo, agricultura, saúde, investimento e cadeias de abastecimento.
Os países cooperam em projetos de alto nível como o desenvolvimento de veículos elétricos e a nova capital da Indonésia, Nusantara.
Leia Também: Trump descarta que China avance contra Taiwan: "O presidente Xi disse-mo"