Tenta violar mulher que conheceu em festa popular de Coimbra

Suspeito, de 39 anos, perseguiu a vítima quando esta ia para casa, após a festa, em Coimbra. A certa altura, manietou-a e tentou violá-la. O crime só não ocorreu "devido à forte resistência da vítima e por ação de terceiros".

mulher, triste, violação, agressão

© Shutterstock

Natacha Nunes Costa
08/07/2025 11:55 ‧ há 6 horas por Natacha Nunes Costa

País

Coimbra

Um homem de 39 anos foi detido por suspeitas de tentar violar uma mulher, de 43, na madrugada de domingo, na cidade de Coimbra, revelou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

 

De acordo com os inspetores, o crime ocorreu em plena via pública, depois de vítima e suspeito se terem conhecido numa festa popular.

A mulher dirigia-se a casa, quando foi surpreendida pelo suspeito que, através de força física, a manietou e tentou violar.

A violação só não foi consumada, conta a PJ, "devido à forte resistência da vítima e por ação de terceiros, que ao ouvirem os gritos e pedido de ajuda da mulher foram em seu socorro, levando a que o arguido se pusesse em fuga".

O detido será agora presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas como adequadas.

A detenção, como realça a PJ, foi efetuada com o apoio da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Recorde-se que, também hoje, a Polícia Judiciária anunciou a detenção de dois irmãos, em Sintra, por suspeitas da violação de uma mulher.

Dois irmãos detidos pela PJ por violarem mulher em Sintra

Dois irmãos detidos pela PJ por violarem mulher em Sintra

A Polícia Judiciária deteve dois irmãos, de 36 e 38 anos, suspeitos da prática de dois crimes de violação agravados contra uma mulher. A vítima de 37 anos, que conhecia os suspeitos, conseguiu fugir do local e contactar as autoridades.

Notícias ao Minuto | 09:14 - 08/07/2025

Neste caso, o crime terá sido mesmo consumado. Só depois a vítima terá conseguido fugir do local e contactar as autoridades.

Recorde-se que, em Portugal, a violação é considerada um crime semipúblico, o que significa que a investigação só pode ser iniciada mediante queixa da vítima.

Há quem defenda que a natureza do crime devia ser alterada para público, o que permitiria que as autoridades investigassem independentemente da apresentação da queixa. No entanto, para já isso não é possível.

A pena para este crime pode variar de um a seis anos de prisão e pode ser agravada se forem usadas violência, ameaça grave, ou se a vítima estiver inconsciente ou impossibilitada de resistir.

Leia Também: Dois irmãos detidos pela PJ por violarem mulher em Sintra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas