Atraso nos resultados dos exames? "Ministério terá de dar uma explicação"

A divulgação das classificações dos exames do 9.º ano era para ser feita ontem, dia 15 de julho, mas foi adiada para hoje. Até agora, continua a não haver resultados. Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas exige explicação.

Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas

© Global Imagens

Natacha Nunes Costa
16/07/2025 10:15 ‧ há 2 dias por Natacha Nunes Costa

País

Exames de matemática

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, exigiu, esta quarta-feira, que o ministério da Educação explique as razões que levaram ao atraso na divulgação dos resultados dos exames do 9.º ano.

 

"O Ministério da Educação terá de dar uma explicação plausível aos pais, aos alunos e aos professores desta situação, que não é normal", realçou, em entrevista à SIC Notícias, a partir de uma escola de Vila Nova de Gaia.

Como lembrou o responsável, "era expectável" que os resultados fossem publicados ontem. Remeteram para o dia de hoje, mas, até ao momento, não há novidades sobre as classificações.

"Espero que cheguem o quanto antes", disse, revelando que a situação está a provocar "ansiedade" entre a comunidade escolar.

"Este atraso não invalida o início do ano letivo que, na minha opinião, será pacífico. Agora, os alunos estão ansiosos. Se as classificações chegarem hoje não terá consequências a outros níveis, nomeadamente, nas matrículas nem na segunda fase para exames, mas poderá ter consequência em relação à ansiedade, salientou, acrescentando que há ainda "muitos professores nas escolas, à espera dos conselhos de turma, mas estes só podem ser realizados com a chegada das classificações".

Sobre a possível anulação da prova de Matemática do 9.º ano em 15 escolas do país, devido a constragimentos reportados pelos pais, relacionados com o tempo de compensação que foi dado aos alunos, Filinto Lima não teceu grandes comentários.

Antes de terminar as suas declarações, o responsável pediu calma aos pais e alunos, uma vez que, acredita que, durante o dia de hoje, a situação ficará resolvida.

Recorde-se que, até ao momento, as escolas ainda aguardam os resultados das provas do ensino básico de Matemática e Português para afixar as notas finais dos alunos do 9.º ano, o que devia ter acontecido ontem, 15 de julho.

Segundo a SIC Notícias, o ministério da Educação já explicou que o atraso deve-se a "problemas técnicos".

Escolas ainda

Escolas ainda "à espera" dos resultados dos exames do 9.º ano

As escolas ainda aguardam os resultados das provas do ensino básico de Matemática e Português para afixar as notas finais dos alunos do 9.º ano, o que tem de acontecer hoje, alerta a associação dos diretores.

 Lusa | 11:41 - 15/07/2025

Prova de matemática pode ser anulada em 15 escolas

Entretanto, também se soube que a prova de Matemática do 9.º ano pode vir a ser anulada em 15 escolas do país devido a constragimentos reportados pelos pais, relacionados com o tempo de compensação que foi dado aos alunos.

A decisão de anular o exame está agora nas mãos dos encarregados de educação que, caso queiram avançar para a decisão, só têm de assinar o documento distribuído pelo Júri Nacional de Exames (JNE).

De acordo com a Renascença, que teve acesso à declaração, trata-se de um certificado onde os pais afirmam que receberam a informação do Júri Nacional de exames sobre os constrangimentos ocorridos no primeiro turno da prova de Matemática.

Mediante a decisão dos encarregados de educação, os alunos poderão aceitar a nota que lhes foi atribuída na prova realizada a 20 de junho, ou anular a prova e realizar um novo exame "na 2ª fase, como se da 1ª fase se tratasse", a 18 de julho.

Leia Também: Escolas ainda "à espera" dos resultados dos exames do 9.º ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas