Há 10 fugitivos portugueses a serem procurados pela Interpol há vários anos por vários crimes, cometidos em diferentes países.
São todos homens, alguns com dupla nacionalidade, que podem estar em qualquer parte do mundo.
O paradeiro não é, para já conhecido. O que se sabe é que os crimes que cometeram são, na sua maioria, violentos.
Em 2015, o número de portugueses na "lista vermelha" da Interpol era bem maior. Eram 24 os procurados. No entanto, quase todos foram presos, à exceção dos dois açorianos: Carlos Bolieiro e Daniel Costa.
Da lista da Interpol já fizeram parte nomes tão conhecidos como Duarte Lima, o antigo líder parlamentar do PSD, acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro, assassinada no Brasil, em 2009, e cujo julgamento continua sem data para começar. Assim como, João Rendeiro, o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) condenado a 10 anos de prisão por crimes de burla, que fugiu de Portugal e acabou por ser encontrado morto numa prisão de África do Sul.
Posto isto, atualmente, estes são os portugueses na "lista vermelha" da Interpol:
O luso-americano Daniel Costa, de 51 anos, é procurado a pedido dos EUA pelo crime de homicídio e tentativa de roubo. De acordo com o site da Interpol, o assassino é viciado em casinos e jogos. Tem 1.83 metros, pesa cerca de 82 quilos e tem cabelo e olhos escuros.
Já Carlos Bolieiro, natural da ilha de São Miguel, nos Açores, é procurado pelas autoridades internacionais a pedido dos EUA, por "agressão sexual agravada". De acordo com o site da Interpol, o criminoso, de 59 anos, tem tatuagens nos braços, antebraços, ombros, tórax e costas. O agressor tem ainda várias cicatrizes, uma das quais na coxa direita. O cabelo é escuro, assim como os olhos e mede 1.73 metros.
O luso-russo Bunin Arkadi, de 52 anos, é procurado a pedido da Rússia. No site da Interpol não é possível saber que crimes são atribuídos a este cidadão, de 1.80 metros.
O mesmo acontece com o também luso-russo Vitaly Gudkov, de 64 anos.
Por sua vez, o português João Paulo Ferreira Marques, de 58 anos, é procurado a pedido da Argentina. Por lá, o lisboeta é suspeito de tráfico de estupefacientes, entre outros crimes.
O português Serafim Pereira Almeida da Cruz também está a ser procurado pelo crime de droga, cometido na Argentina. O fugitivo de 67 anos, tem 1.6 metros de altura e é natural de Ponte de Lima.
João de Deus Oliveira Gomes dos Santos, de 37 anos, é luso-angolano e terá cometido um homicídio em Angola.
Já Alexandre Valente Fernandes, de 29, natural de Moura, no Alentejo, é procurado pelas autoridades internacionais a pedido de França, por vários tipos de crimes, entre os quais um roubo com violência e sequestro.
Alberto Severo de Sousa Madureira é suspeito de um crime de homicídio, em Espanha. O português tem 1.68 metros e 54 anos.
Por último, António Neves Pereira. O português, de 50 anos, natural de Beja, é suspeito de violência contra a companheira, em França.
Leia Também: Operação contra tráfico humano detém nove e sinaliza vítima em Portugal