"No verão, proteja-se das picadas frequentes de mosquitos!" A DGS explica

Direção-Geral da Saúde dá recomendações para se manter seguro. Há dicas para se proteger das picadas e para "eliminar locais onde os mosquitos se reproduzem".

repelente, mosquitos

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
21/07/2025 10:18 ‧ há 11 horas por Notícias ao Minuto

País

DGS

"No verão, proteja-se das picadas frequentes de mosquitos!" Como? A Direção-Geral da Saúde (DGS) explica tudo numa publicação colocada nas redes sociais - onde dá dicas fundamentais que os portugueses devem seguir (especialmente) nesta altura do ano. 

 

Lembrando que "mosquitos, moscas e carraças (vetores) podem transmitir doenças", a DGS dá três recomendações para se "proteger das picadas".

São elas: 

  • "Use roupa clara, larga e que cubra a pele; 
  • Evite locais (águas paradas, vegetação densa) e horas (início e fim do dia) de maior atividade dos vetores; 
  • Aplique repelente. Crianças: 10% de DEET; Adultos: 30% a 50% de DEET". 

Outra das dicas vai no sentido de "eliminar locais onde os mosquitos se reproduzem". Para tal, deve "evitar objetos que possam acumular água ao ar livre", assim como "evitar o uso de pratos sob os vasos"

Terá ainda de "manter reservatórios de água tapados", "manter as caleiras limpas e desentupidas" e deverá "lavar e mudar a água dos bebedouros dos animais regularmente"

E mais: A DGS salienta que, se vai viajar, "não se esqueça de marcar a Consulta do Viajante para receber o melhor aconselhamento". 

De lembrar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir de quinta-feira uma subida das temperaturas, que pode ser superiores a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior.

"Existe uma tendência para que o anticiclone, localizado na região dos Açores, se intensifique e se estenda em crista para a Europa Central a partir de dia 24, originando um fluxo do quadrante leste e, consequentemente, um transporte de uma massa de ar quente e seco sobre a Península Ibérica e o arquipélago da Madeira", explicou o IPMA, num comunicado divulgado no domingo.

Três concelhos do distrito de Faro em perigo máximo de incêndio

Três concelhos do distrito de Faro em perigo máximo de incêndio

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

Lusa | 06:48 - 21/07/2025

Leia Também: DGS alinha estratégia com Madeira para implementação dos planos de saúde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas