"No verão, proteja-se das picadas frequentes de mosquitos!" Como? A Direção-Geral da Saúde (DGS) explica tudo numa publicação colocada nas redes sociais - onde dá dicas fundamentais que os portugueses devem seguir (especialmente) nesta altura do ano.
Lembrando que "mosquitos, moscas e carraças (vetores) podem transmitir doenças", a DGS dá três recomendações para se "proteger das picadas".
São elas:
- "Use roupa clara, larga e que cubra a pele;
- Evite locais (águas paradas, vegetação densa) e horas (início e fim do dia) de maior atividade dos vetores;
- Aplique repelente. Crianças: 10% de DEET; Adultos: 30% a 50% de DEET".
Outra das dicas vai no sentido de "eliminar locais onde os mosquitos se reproduzem". Para tal, deve "evitar objetos que possam acumular água ao ar livre", assim como "evitar o uso de pratos sob os vasos".
Terá ainda de "manter reservatórios de água tapados", "manter as caleiras limpas e desentupidas" e deverá "lavar e mudar a água dos bebedouros dos animais regularmente".
E mais: A DGS salienta que, se vai viajar, "não se esqueça de marcar a Consulta do Viajante para receber o melhor aconselhamento".
No #verão, proteja-se das #picadas frequentes de #mosquitos!
— DGS (@DGSaude) July 19, 2025
Como
Use roupa clara, larga e que cubra a pele.
Evite locais com águas paradas ou vegetação densa, sobretudo ao início e ao fim do dia.
Aplique repelente.
Elimine locais onde os mosquitos se reproduzem. pic.twitter.com/cOO692bsI9
De lembrar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir de quinta-feira uma subida das temperaturas, que pode ser superiores a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior.
"Existe uma tendência para que o anticiclone, localizado na região dos Açores, se intensifique e se estenda em crista para a Europa Central a partir de dia 24, originando um fluxo do quadrante leste e, consequentemente, um transporte de uma massa de ar quente e seco sobre a Península Ibérica e o arquipélago da Madeira", explicou o IPMA, num comunicado divulgado no domingo.
Leia Também: DGS alinha estratégia com Madeira para implementação dos planos de saúde