Um porta-voz do Comando Sub-regional do Alto Minho da ANEPC disse que "o incêndio ainda está ativo" e acrescentou que o combate às chamas tem sido dificultado pelos "difíceis acessos" à zona.
A mesma fonte sublinhou, no entanto, que o incêndio, perto da localidade de Parada, na freguesia de Lindoso, está apenas "a arder em zona de mato", sem ameaçar qualquer povoação.
De acordo com o portal da ANEPC na Internet, o alerta foi dado por volta das 21h47 de sábado.
O porta-voz do Comando Sub-regional do Alto Minho disse que o incêndio está a ser combatido por bombeiros de Ponte da Barca, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Praia de Âncora.
As operações no terreno contam ainda com o apoio dos Bombeiros do Beato e Penha de França, vindos de Lisboa, dos sapadores florestais e da GNR, acrescentou a mesma fonte.
Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Vários concelhos do norte e centro e do Algarve estão ainda em perigo muito elevado de incêndio rural e quase todas as restantes regiões do continente em perigo elevado.
O perigo de incêndio rural vai manter-se nestes níveis pelo menos até ao final da próxima semana.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do tempo quente, o IPMA estendeu até às 00h00 de terça-feira o aviso amarelo devido ao tempo quente em 14 distritos de Portugal Continental,.
O aviso amarelo emitido para o fim de semana para todos os distritos do país foi estendido até às 00h00 de terça-feira em Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Fogo em aterro de Póvoa de Lanhoso causa ferimentos graves num bombeiro