Bebé nasce em ambulância após "indisponibilidade" de três hospitais

Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior ajudaram um bebé a nascer "em plena autoestrada A1, ao km 110. Os bombeiros dirigiam-se para o Hospital de Santo André, em Leiria, "por indisponibilidade" de três hospitais.

bebé nasce em ambulância

© Reprodução Facebook/ Liga dos Bombeiros Portugueses

Maria Gouveia
26/07/2025 10:11 ‧ há 9 horas por Maria Gouveia

País

Bombeiros

Um bebé nasceu "em plena Autoestrada 1 (A1)", ao km 110, com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, que realizaram o parto. 

 

"Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior realizaram um parto em plena A1, ao km 110, quando se deslocavam para o Hospital de Santo André, em Leiria, por indisponibilidade dos hospitais de Santarém, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha", pode ler-se numa publicação no Facebook da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Na partilha, a Liga dos Bombeiro refere ainda que o "parto foi realizado sem qualquer apoio diferenciado".

"Este é mais um dos muitos partos que têm sido feitos em ambulâncias dos bombeiros", pode ler-se.

Liga dos Bombeiros alerta: Bombeiros estão com "gestão difícil"

As corporações de bombeiros estão neste momento com problemas de gestão devido aos constrangimentos nas urgências, avisou, na semana passada, a Liga dos Bombeiros Portugueses, estimando que este ano já tenham nascido em ambulâncias pelo menos 38 bebés.

Em declarações à Lusa, o presidente da Liga frisou que as corporações de bombeiros estão com "uma gestão difícil" devido a urgências encerradas, uma vez que os tempos de intervenção por cada emergência pré-hospitalar são maiores, o que "obriga a ter mais ambulâncias nos corpos de bombeiros para responder" a todas as solicitações.

Liga alerta para problemas de gestão nos bombeiros devido ao fecho de urgências

Liga alerta para problemas de gestão nos bombeiros devido ao fecho de urgências

As corporações de bombeiros estão neste momento com problemas de gestão devido aos constrangimentos nas urgências, alertou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses, estimando que este ano já tenham nascido em ambulâncias pelo menos 38 bebés.

Lusa | 18:46 - 18/07/2025

"O objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias"

De notar também que, em abril deste ano, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, havia dito que "o objetivo é que nasçam cada vez menos bebés em ambulâncias, sobretudo através de gravidezes bem vigiadas".

"Se há uma área onde nos distinguimos nos últimos 45 anos é na área maternoinfantil e por isso o que temos é de conseguir garantir que esses indicadores se mantenham", referiu na altura. 

Ministra da Saúde admite que é preciso garantir menos partos em ambulâncias

Ministra da Saúde admite que é preciso garantir menos partos em ambulâncias

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou esta quarta-feira que é preciso garantir que nasçam menos bebés em ambulâncias, mas afirmou que sempre houve situações semelhantes.

Lusa | 18:25 - 23/04/2025

Seis urgências fechadas durante o fim de semana

Seis urgências vão estar fechadas durante o dia de sábado e outras seis estarão também encerradas no domingo, sendo que cinco são de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria. 

As urgências de Obstetrícia e Ginecologia dos hospitais de Aveiro, Vila Franca de Xira, Setúbal e Leiria, a de Ginecologia das Caldas das Rainha vão estar encerradas no sábado, assim como a urgência pediátrica de Vila Franca de Xira.

No domingo, estarão fechadas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Barreiro, Vila Franca de Xira, Santarém, Aveiro e Leiria e a urgência de Pediatria de Vila Franca de Xira.

Seis urgências fechadas no sábado e seis no domingo

Seis urgências fechadas no sábado e seis no domingo

Hoje, sexta-feira, estão encerradas quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia: Almada (Garcia de Orta), Setúbal, Vila Franca de Xira e Abrantes.

Lusa | 10:58 - 25/07/2025

Leia Também: Bebés nascidos prematuramente podem desenvolver mais problemas de atenção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas