As temperaturas a rondar os 40ºC estão aí e vão deixar Portugal continental a amarelo já no sábado e domingo. Mas é esta uma 'amostra' do que aí vem no próximo mês, ou o calor vai ficar mais suportável?
De acordo com a análise feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o próximo mês - entre 28 de julho até 25 de agosto -, a precipitação estará abaixo do normal, pelo menos na primeira semana analisada, e as temperaturas acima.
"Na precipitação total semanal, preveem-se valores abaixo do normal (de -10 a -1 mm), para a 1.ª semana, de (28/07 a 03/08). Na 2.ª , 3.ª e 4.ª semanas (de 04/08 a 10/08, de 11/08 a 17/08 e de 18/08 a 24/08) não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo", detalham os especialistas.
Quanto às temperaturas, o IPMA refere: "Na temperatura média semanal, preveem-se valores acima do normal para todo o território, na 1.ª semana (0.5 a 5°C) e na 2.ª semana (0.5 a 3°C), para quase todo o território, na 3.ª semana (0.5 a 3°C) e para o interior na 4.ª semana (0.5 a 1.5°C)."
E este fim de semana?
Todos os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente.
IPMA emitiu aviso amarelo para Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre entre as 9 horas de hoje e a meia-noite de segunda-feira e os restantes distritos do continente (11) entre as 9 horas de sábado e a meia-noite de segunda-feira.
O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com valores superiores à normal climatológica desta altura do ano.
Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, "à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica".
A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30 graus Celsius na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.
Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30 graus devido à brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes.
Proteção Civil deixa alerta
Já esta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou que é proibido fazer queimadas extensivas e usar motorroçadoras nos próximos dias, devido ao aumento do risco de incêndio, em particular no Norte, Centro e Algarve.
O risco de incêndio rural vai aumentar ao longo dos próximos dias, pelo menos até ao final da próxima semana.
Em comunicado, a ANEPC lembra que, nestas condições, é proibido fazer queimada extensiva e, quando o risco é muito elevado e máximo, realizar queima de amontoados, usar fogo para a confeção de alimentos em espaços rurais (exceto em áreas autorizadas), fumigar ou desinfestar em apiários (exceto se existirem "dispositivos de retenção de faúlhas") e utilizar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Leia Também: Proteção Civil alerta que queimadas e motorroçadoras estão proibidas