O calor está aí, mas veio para ficar? A previsão para o próximo mês

O tempo (muito) quente chegou a Portugal continental e entre avisos amarelos que se estendem a todo o continente e os avisos da Proteção Civil, eis o que deve saber.

termómetros, calor, verão, bom tempo

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
25/07/2025 16:51 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

IPMA

As temperaturas a rondar os 40ºC estão aí e vão deixar Portugal continental a amarelo já no sábado e domingo. Mas é esta uma 'amostra' do que aí vem no próximo mês, ou o calor vai ficar mais suportável?

 

De acordo com a análise feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o próximo mês - entre 28 de julho até 25 de agosto -, a precipitação estará abaixo do normal, pelo menos na primeira semana analisada, e as temperaturas acima.

"Na precipitação total semanal, preveem-se valores abaixo do normal (de -10 a -1 mm), para a 1.ª semana, de (28/07 a 03/08). Na 2.ª , 3.ª e 4.ª semanas (de 04/08 a 10/08, de 11/08 a 17/08 e de 18/08 a 24/08) não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo", detalham os especialistas.

Quanto às temperaturas, o IPMA refere: "Na temperatura média semanal, preveem-se valores acima do normal para todo o território, na 1.ª semana (0.5 a 5°C) e na 2.ª semana (0.5 a 3°C), para quase todo o território, na 3.ª semana (0.5 a 3°C) e para o interior na 4.ª semana (0.5 a 1.5°C)."

E este fim de semana?

Todos os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente.

IPMA emitiu aviso amarelo para Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre entre as 9 horas de hoje e a meia-noite de segunda-feira e os restantes distritos do continente (11) entre as 9 horas de sábado e a meia-noite de segunda-feira.

O aviso amarelo é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para os próximos dias no continente tempo quente com valores superiores à normal climatológica desta altura do ano.

Esta subida de temperatura deve-se, segundo o IPMA, "à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica".

A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30 graus Celsius na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40 graus em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.

Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30 graus devido à brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes.

Vem aí (muito) calor! Portugal está sob aviso amarelo no fim de semana

Vem aí (muito) calor! Portugal está sob aviso amarelo no fim de semana

Todos os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa | 07:01 - 25/07/2025

Proteção Civil deixa alerta

Já esta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou que é proibido fazer queimadas extensivas e usar motorroçadoras nos próximos dias, devido ao aumento do risco de incêndio, em particular no Norte, Centro e Algarve.

O risco de incêndio rural vai aumentar ao longo dos próximos dias, pelo menos até ao final da próxima semana.

Proteção Civil alerta que queimadas e motorroçadoras estão proibidas

Proteção Civil alerta que queimadas e motorroçadoras estão proibidas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje que é proibido fazer queimadas extensivas e usar motorroçadoras nos próximos dias, devido ao aumento do risco de incêndio, em particular no Norte, Centro e Algarve.

Lusa | 13:38 - 25/07/2025

Em comunicado, a ANEPC lembra que, nestas condições, é proibido fazer queimada extensiva e, quando o risco é muito elevado e máximo, realizar queima de amontoados, usar fogo para a confeção de alimentos em espaços rurais (exceto em áreas autorizadas), fumigar ou desinfestar em apiários (exceto se existirem "dispositivos de retenção de faúlhas") e utilizar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Leia Também: Proteção Civil alerta que queimadas e motorroçadoras estão proibidas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas