Imagens partilhadas pela Força Aérea Portuguesa, esta sexta-feira, mostram o apoio que têm dado no combate aos incêndios, que assolam o país, principalmente a Norte.
Em comunicado, enviado esta sexta-feira, ao Notícias ao Minuto, a Força Aérea explica que desde quarta-feira, 30 de julho, "reforçou o apoio ao combate aos incêndios rurais" face à escalada de gravidade.
Para este combate foi empenhado um avião P-3C CUP+ para realizar missões de vigilância em apoio às ações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e da Guarda Nacional Republicana.
O P-3C CUP+ é um avião multimotor, que pode ser usado para recolha de informações, com capacidade de imagem noturna e seguimento de alvos, com recurso a infravermelhos, e com elevada autonomia, capaz de voar de dia ou de noite, durante mais de 13 horas consecutivas.
Segundo o que adianta a Força Aérea, nas primeiras oito horas de missão foram reportados à ANEPC nove focos de incêndio - Ermelo, Gandra e Santa Comba Dão.
"Estas missões de vigilância têm como objetivo monitorizar as áreas mais vulneráveis a incêndios rurais, visando a identificação precoce de focos de incêndio e suas causas, permitindo encaminhar meios de combate para o terreno", detalham os responsáveis na nota, dando conta de que a vigilância aérea "permite ainda detetar comportamentos de risco ou intencionais."
"Sempre que detetada uma conduta suspeita, procede-se ao seguimento e reporte e à comunicação imediata às autoridades competentes, garantindo a intervenção adequada, enquanto se promove igualmente um efeito dissuasor", explica a Força Aérea.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Fogos em Penafiel e Ponte da Barca com duas frentes ativas