"Um dos nossos aviões Canadair C-215 esteve hoje envolvido num incidente ligeiro no Norte de Portugal. Gostaríamos de sublinhar que não há feridos a registar, nem na nossa tripulação nem no local do incidente. Uma equipa técnica estará no local em breve. Vamos colaborar com as autoridades para apurar mais detalhes sobre o sucedido", avança à agência Lusa fonte oficial da Avincis.
A empresa sublinha que, "nesta fase, e enquanto a investigação estiver em curso, é prematuro especular sobre as causas deste incidente".
"A segurança da nossa tripulação e das comunidades locais é a nossa prioridade número um", assume a Avincis.
Fontes aeronáuticas adiantaram anteriormente à Lusa que o Canadair empenhado no combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Penafiel, distrito do Porto, e que se alastrou para Gondomar, sofreu danos estruturais durante a operação de carga de água no Rio Douro, na zona de Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel.
Segundo as mesmas fontes, após a aeronave amarar no rio para a recolha de água, e logo na fase inicial do 'scoping' (carga de água), o piloto perdeu o controlo da aeronave, tendo esta ido embater numa das margens.
Na origem do incidente poderá ter estado um problema mecânico, indicaram as fontes aeronáuticas, acrescentando que o Canadair sofreu danos num dos flutuadores e no casco, ficando, para já, inoperacional.
Em comunicado entretanto divulgado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) conta que através dos elementos da Capitania e do Comando Local da Polícia Marítima do Douro "auxiliou na tarde de hoje dois tripulantes de um avião de combate a incêndios, após uma amaragem de emergência no rio Douro, em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel".
Segundo a AMN, na sequência de uma alerta recebido pelas 15:30, a informar para uma amaragem de emergência de um avião no rio, "foram de imediato ativados para o local elementos da Capitania e do Comando Local da Polícia Marítima do Douro, bem como elementos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Melres".
"À chegada ao local, localizou-se a aeronave, tendo-se verificado que a tripulação se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica e que aeronave apresentava flutuabilidade positiva. O avião será retirado do local, através de uma empresa, estando a Polícia Marítima a acompanhar as operações para garantir a segurança da navegação", refere a AMN.
O Comando Local da Polícia Marítima do Douro tomou conta da ocorrência.
O alerta para este fogo que teve início na freguesia de Capela, em Penafiel, foi dado às 09:26 de terça-feira.
Quase todos os concelhos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Leia Também: As imagens do meio aéreo que amarou no Douro. Tripulação estava "bem"