Um homem de 51 anos foi detido pela Polícia Judiciária de Setúbal e vai ficar em prisão preventiva por crimes de incêndio, ameaça, coação e detenção de arma proibida praticados em março no concelho do Seixal, foi hoje revelado.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) refere que, em maio de 2024, o suspeito arrendou um anexo de uma vivenda na freguesia de Fernão Ferro, mas mais tarde deixou de pagar a renda, bem como a luz, tendo os proprietários instaurado uma ação de despejo e uma providência cautelar para pagamento das mensalidades em atraso.
Como retaliação, relata a PJ, o suspeito, que já cumpriu pena de prisão efetiva por crimes contra a propriedade, ameaçou os proprietários, "exibindo inclusive uma arma de fogo", e disse que ia "deitar fogo à vivenda, anexos e respetivo recheio", ameaças concretizadas em março.
"Assim, acabou por aceder ao interior da vivenda, através de uma janela que se encontrava aberta, e, recorrendo a uma substância inflamável, com recurso a chama direta deitou fogo a um colchão", lê-se na nota.
O incêndio destruiu algumas divisões da vivenda e "só não teve consequências mais graves devido à rápida intervenção dos bombeiros", acrescenta a PJ, adiantando ainda que, após primeiro interrogatório judicial, foi aplicada ao suspeito a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
Leia Também: Homem detido por incêndio florestal em Oliveira do Hospital. Usou fósforo