PJ detém incendiário de Águeda. Já esteve preso duas vezes

Homem, de 37 anos, será o autor de um incêndio florestal que deflagrou na tarde do passado domingo, dia 3 de agosto, na freguesia de Belazaima do Chão, concelho de Águeda.

Incêndiário ; Chamas ; Fogo ; Incêndio

© shutterstock

Notícias ao Minuto
05/08/2025 09:30 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Polícia Judiciária

Um homem de 37 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por ser o presumível autor de um incêndio florestal que deflagrou na tarde do passado domingo, dia 3 de agosto, na freguesia de Belazaima do Chão, concelho de Águeda. Já esteve preso pelo mesmo tipo de crime.

 

Em comunicado, a PJ diz que a detenção foi levada a cabo fora de flagrante delito, com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural, (ICNF, GNR e PJ).

Ao que a investigação apurou, "o modus operandi consistiu no recurso a chama direta, para dar inicio ao incêndio em zona com bastante vegetação rasteira e seca, inserida em mancha florestal de elevada dimensão, existindo ainda nas imediações diversas habitações e outras edificações".

O fogo acabou por não assumir maiores dimensões porque foi detetado ao início e o alerta foi dado de imediato, "o que permitiu um combate rápido e eficaz".

Segundo a PJ, não foi possível determinar "qualquer motivação racional ou explicação plausível para a prática dos factos em investigação, sendo a atuação alicerçada num possível quadro de alcoolismo e uma forte compulsividade para a prática deste tipo de crime".

O detido, com 37 anos, tem antecedentes pelo mesmo tipo de crime, tendo já cumprido duas penas de prisão efetiva.

Será presente às autoridades judiciárias, na comarca de Aveiro, para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação das medidas de coação.

Leia Também: Detido em flagrante por incêndio. Fez queima para derreter fios de cobre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas