Quase dois mil operacionais mobilizados para os quatro maiores incêndios

Quase dois mil operacionais combatiam às 14h30 os quatro maiores incêndios hoje em curso em Portugal continental, em Arganil, Sátão, Trancoso e Cinfães.

incêndios

© David Oliveira/Anadolu via Getty Images

Lusa
14/08/2025 14:41 ‧ há 1 hora por Lusa

País

Incêndios

Quase dois mil operacionais combatiam às 14h30 os quatro maiores incêndios hoje em curso em Portugal continental, em Arganil, Sátão, Trancoso e Cinfães, apoiados por de 641 viaturas e 18 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

 

De acordo com os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), quase 900 operacionais combatiam o fogo que deflagrou na quarta-feira na freguesia de Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, e se estendeu depois aos municípios de Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra (Coimbra), e de Seia, já no distrito da Guarda.

Os 879 operacionais no terreno pelas 14h30 estavam apoiados por 292 viaturas e quatro meios aéreos.

Para o incêndio que começou em Sátão, distrito de Viseu, na madrugada de quarta-feira estavam mobilizados 488 operacionais, enquanto no fogo que começou no sábado em Trancoso, distrito da Guarda, estavam empenhados 458 e a combater as chamas no incêndio de Cinfães, distrito de Viseu, estavam 164.

Para o fogo em Sátão, que teve o primeiro alerta à 01h03 de quarta-feira, em Vila Boa, Ferreira de Aves, e chegou no mesmo dia aos municípios de Sernancelhe, também no distrito de Viseu, e ao de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, estavam igualmente mobilizados 156 veículos e sete meios aéreos.

Já no fogo que deflagrou em Trancoso, e que ao início da tarde de hoje já não tinha frentes ativas no concelho, além dos 458 operacionais, estavam empenhados 146 viaturas e quatro meios aéreos. Este incêndio alastrou para os concelhos de Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Celorico da Beira.

Dos quatro maiores incêndios ativos ao início da tarde de hoje o que deflagrou em Cinfães é o mais recente, com o primeiro alerta registado pelas 18h15 de quarta-feira. Ao início da tarde de hoje, os 164 operacionais mobilizados estavam a ser apoiados por 47 viaturas e três meios aéreos.

No total, nos 46 fogos em Portugal continental registados pela Proteção Civil pelas 14h50 de hoje -- em curso, em resolução e em conclusão -- estavam empenhados 3.401 operacionais, com mais de mil viaturas e 30 meios aéreos.

Portugal continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde 02 de agosto e este ano já arderam 63.247 hectares de espaços florestais, metade dos quais nas últimas três semanas, e deflagraram 5.963 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.

Leia Tambémh Incêndios? UE a "trabalhar incansavelmente" para apoiar países afetados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas