A OpenAI continua a crescer a um ritmo imparável.
Segundo os mais recentes dados da Axios, o ChatGPT gere mais de 2,5 mil milhões de pedidos diários. Em termos anuais, isto significa que existem mais de 912 mil milhões de interações com este chatbot de inteligência artificial.
Conhecidos os dados, o próprio porta-voz da Open AI, Rob Friedlander, veio a publicar confirmar os números. Refere o 20 minutos, que a empresa não costuma divulgar as suas estatísticas, tendo esta fuga de informação permitido perceber o impacto que o ChatGPT está a ter na vida das pessoas.
Note-se que os dados revelam um crescimento impressionante. Em dezembro de 2024, o chatbot tinha cerca de 300 milhões de utilizadores por semana. Passadas somente três semanas, o número já supera os 500 milhões de utilizadores.
Posto isto, embora a Google continue a liderar com as pesquisas a nível global com 5 biliões de buscas anuais, o ChatGPT está a crescer a olhos vistos. Os dados provam também que a IA não é mais uma moda passageira, mas uma ferramenta que se integrou à rotina digital das pessoas.
Recorde-se que o chatbot não só responde a perguntas, como também escreve, resume, programa e auxilia em tarefas do dia a dia. E isso torna-o um rival cada vez mais direto para o motor de busca mais utilizado do mundo.
Somam-se os avisos à Google
Recorde-se que o ChatGPT já é usado por muitos como um substituto do Google e, em breve, nem o Chrome escapará à ameaça de irrelevância.
Segundo a Reuters, a OpenAI está a planear o lançamento de um navegador de Internet semelhante ao Google Chrome. Esta proposta da empresa responsável pelo ChatGPT deverá usar Inteligência Artificial para mudar a forma como os internautas navegam pela internet.
Uma das novidades deverá ser a integração do Operator, um agente de navegação da OpenAI capaz de realizar tarefas na ‘web’ a pedido do utilizador. Dado que terá acesso ao histórico de navegação, acredita-se que o Operator terá muitas mais capacidades e será capaz de fazer reservas, preencher formulários e organizar diferentes elementos.
Alegadamente, a OpenAI deverá lançar este navegador “nas próximas semanas”.
Leia Também: ChatGPT aconselha mulheres a pedirem salário menor do que o dos homens